09 AGO 2022
Campanha contra Poliomielite e Multivacinação teve início hoje em Santo Anastácio

O município de Santo Anastácio iniciou nesta terça-feira (09/08), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes. Prevista para terminar no próximo dia 9 de setembro (sexta-feira), a campanha está sendo realizada na UBS Dr. Orlando Bertolli (Postão) das 7h30 às 16h00, contará também com um Dia D de Vacinação (20/08) que também aplicará a vacina contra a Covid-19.

De acordo com a secretária de Saúde, Selma Zambelli, a campanha tem dois públicos-alvo, sendo a imunização contra a Poliomielite para crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, e a multivacinação para crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

“Vale ressaltar a importância desta campanha para mantermos a poliomielite longe das nossas crianças, uma vez que o último caso registrado foi em 1988 e, também para atualizarmos o esquema vacinal das crianças e jovens que, por algum motivo, se encontram com a carteirinha de vacinação incompleta”, destacou a responsável pela Pasta.

A secretária orienta os pais e responsáveis que a multivacinação prevê a aplicação das seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Vacina inativada da Polio – VIP, Pneumo 10, Neumo 10 MeningoC, Febre amarela, Vacina oral da Polio – VOP, Hepatite A, SCR, Tetraviral (SCR+ Varicela), DTP, HPV, ACWY, Dupla Adult (antitetânica).

“É muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para serem vacinadas. Para o caso de atualização do esquema vacinal é necessária à apresentação da caderneta de vacinação, pois é por meio dela que os servidores da saúde terão condições de saber quais vacinas serão aplicadas”, afirmou.

DIA D DE VACINAÇÃO

A Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação em Santo Anastácio prevê a realização do Dia D de Vacinação para o próximo dia 20 de agosto (sábado), quando também será aplicada a vacina contra a Covid-19.