Santo Anastácio em Fotos 1930 a 1960

SANTO ASTÁCIO EM FOTOS

“HISTÓRIA E MEMÓRIA”

1930 a 1960

O catálogo das imagens históricas da cidade de Santo Anastácio,foi              realizado de acordo com o Plano Municipal de Cultura , lei municipal nº 2.347/2013

A administração do prefeito José Bonilha Sanches , vice  Adauto Muniz de Andrade e  assessoria cultural de Ester Alves Conceição  , disponibiliza neste espaço, SANTO ANASTÁCIO EM FOTOS – História e Memória,  através de imagens  cedidas por guardiões da  história de Santo Anastácio( de seus arquivos pessoais) para o acervo publico e o acesso a informação cultural, prevista em lei municipal.  enquanto direito da coletividade  e interesse  público

O profissional responsável contatado pelo Departamento de Cultura para o trabalho: Murilo Hernandes Felisberto. Graduado em História, Fotografia, e especializado em Arte na Educação.

Introdução

A construção da história e da memória de um município passa por diferentes ações. Uma delas, especialmente, é a preservação da memória visual, que pode compreender pinturas, desenhos, gravuras e, principalmente, fotografias. É dessa necessidade de construção que surge a motivação para esse trabalho, com a grata missão de contribuir, mesmo que pouco, com a preservação e divulgação do acervo imagético a que se teve acesso.

Objetivos

Preservar a memória e a história da cidade de Santo Anastácio, SP, através da digitalização e catalogação de acervo fotográfico.

Sobre o desenvolvimento do trabalho

Durante o período dos meses de julho a  outubro de 2021 foi realizada a coleta e a catalogação desse acervo fotográfico. As imagens foram cedidas por cidadãos anastacianos em caráter espontâneo e não remunerado, apenas com a intenção de preservação da memória, história e cultura da cidade. Essa preservação se mostra estritamente necessária, já que é parte da formação de uma identidade coletiva, como afirma Le Goff (1990, p.409): “A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos e das sociedades de hoje, na febre e na angústia.”

É importante reforçar, portanto, que não está autorizado o uso comercial de tais fotografias. Este acerto estará disponibilizado em site e também guardado em hd na  na Biblioteca Muncipal DR. Geraldo Sekine.

A catalogação segue critérios técnicos, fornecendo as informações disponíveis escritas nas próprias imagens, ou informações passadas pelos proprietários. Muitas delas, entretanto, não apresentam informações extras.

Não foi possível definir com precisão os anos em que todas as imagens foram feitas, mas a maioria delas compreende o período de 1930 a 1960, não excluindo a possibilidade de que algumas delas sejam de períodos anteriores ou posteriores.

Por fim, é necessário esclarecer que há uma seção diferente neste acervo, relacionada ao fotógrafo Jorge Furtwaengler, que segundo relatos das pessoas envolvidas, foi o primeiro fotógrafo da cidade de Santo Anastácio. Os temas de suas fotografias giram em torno do cotidiano, natureza, convívio social próximo e algumas cenas urbanas da ainda jovem cidade. Seu material é de total importância para a memória anastaciana, pois registra os primeiros momentos da história do município. Devido ao caráter excepcional de sua obra, foi decidido que suas imagens teriam um capítulo à parte.  Os arquivos foram nomeados como “Jorge_[número da fotografia]”. Vale mencionar que as imagens “Jorge_0082” e “Jorge_0083” são auto retratos, junto de sua esposa.

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
 LEI MUNICIPAL 2.347/2013

Relatos orais dos colaboradores guardiões da cultura;

Informações escritas no verso das fotografias

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

AVILA JUNIOR, Celso Jaloto. Santo Anastácio: História de uma Cidade. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 1995.

LE GOFF, Jacques, História e memória / Jacques Le Goff; tradução Bernardo Leitão … [et al.] — Campinas, SP Editora da UNICAMP, 1990. (Coleção Repertórios)

29/03/2023
Santo Anastácio em Fotos 1930 a 1960