O Viveiro Municipal, que hoje funciona no ‘Posto de Sementes’ localizado na Travessa Viotto, 54, na Vila Oriente, está com uma grande diversidade de mudas, cultivadas em estufas e preparadas com todo cuidado pelo servidor, José Aparecido da Silva.
O local também faz cultivo de espécies para incentivar a arborização e recuperação de áreas degradadas, que são focos das ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que cultiva plantas nativas, arbóreas e frutíferas no Viveiro Municipal de Santo Anastácio. As mudas produzidas pelo Município são doadas à população e usadas para paisagismo urbano.
Hoje o viveiro tem disponível para doações e plantios, mudas de: Manga, Pitanga, Maracujá Doce, Morango, Jaca, Gabiroba, Acerola, Fruta do Conde, Limão Rosa, Pimenta, Ingá, Sansão do Campo, Mil Cores, Abil, Pingo de Ouro, Vinca, Acácia, Primavera, Pata de Vaca, Jambolão, Olho de Dragão, Ipê (amarelo, rosa e branco), Hibisco, entre outros.
O diretor do Meio Ambiente, Euclides Soares de Freitas, explica qual a forma de doação adotada pela pasta “O nosso captor colhe as espécies que entendemos como adequadas para arborização urbana. Os servidores então colocam as sementes no berçário ou estufa, fazem o processo de germinação, colocam a muda em sacolinhas até atingirem um tamanho que a gente entende que não vai perder, e a partir daí fazemos as doações ou levamos para o paisagismo”, explica.
Conforme o diretor, o munícipe que quer adquirir algumas mudas, (cada pessoa tem direito a 15 mudas), deve procurar a secretaria do Meio Ambiente no Paço Municipal em horário de funcionamento e fazer a solicitação para retirada.
SOLICITAÇÃO
O munícipe que se interessar em requerer a muda, deve fazer o pedido diretamente na Secretaria do Meio Ambiente, no Paço Municipal, na Rua Barão do Rio Branco, 220, Centro, e apresentar o RG, CPF e um comprovante de endereço no ato da inscrição que deverá ser preenchido.