Uma comemoração recheada de saudosismo e muita emoção, assim foi a inauguração da placa que denomina a travessa de acesso à Estação Ferroviária, de ‘Travessa Pedro Ostete’, neste domingo dia 19 de novembro de 2023, aniversário de 98 anos de Santo Anastácio e dia internacional da Bandeira.
Filhos, familiares e amigos, estiveram presentes na oportunidade, assim como o prefeito Duca Bonilha e o vereador, Adriano da Capoeira, que foi quem indicou o nome a pedido do amigo da família Ostete, Marcos Rena.
O maestro Bratifisch, ao som do saxofone, entoou uma adaptação do ‘Hino do Expedicionário’, e emocionou os presentes que não contiveram as lagrimas de saudade.
QUEM FOI PEDRO OSTETE
Pedro Ostete, nasceu na cidade de Itapira/SP em 1920, logo se mudou para o município de Ribeirão dos Índios, onde quando jovem, foi convocado para servir a II Guerra Mundial, que iniciou na Europa, mas espalhou-se pela África, Ásia e Oceania e contou com o envolvimento de nações de todos os continentes, inclusive o Brasil. O conflitou estendeu-se de 1939 até 1945 e resultou na morte de 60 milhões a 70 milhões de pessoas, embora existam estatísticas que sugiram que a guerra provocou mais que 70 milhões de mortos.
Conforme uma das filhas do Ex combatente, Marinalva Ostete, o pai após a guerra, retornou para a cidade de Ribeirão dos Índios, no ano de 1945, onde conheceu e casou-se com Floripa Freitas Cancian Ostete, com a qual constituiu família e teve 4 de 6 filhos nascidos em Ribeirão dos Indios (Maria Mércia, João Claudemir (In Memoriam), Marilene e Marinalva), os dois mais novos (Marcos e Marcelo) nasceram em Santo Anastácio, onde os pais moraram até a morte e foram sepultados.
Ainda de acordo com Marinalva, o pai sempre foi apaixonado pela cidade de Santo Anastácio, onde fez grandes amizades e viveu grande parte de sua história.
“Para mim e meus irmãos é uma honra recebermos essa homenagem, meu pai é merecedor de muitas láureas por tudo o que representou para o nosso País. Esse dia 19 de novembro de 2023 ficará para sempre marcado em nossas vidas e nossos corações. Agradecemos imensamente ao amigo, Marcos Rena, pela lembrança e consideração, ao nobre vereador, Adriano da Capoeira, pela indicação e ao grande administrador e chefe do Executivo de Santo Anastácio, Sr. Duca Bonilha”, declara.
Durante o cerimonial, a filha mais velha de Pedro, Maria Mércia, também fez o uso da palavra, e agradeceu imensamente a lembrança e carinho para com seu pai, que foi um verdadeiro herói da nação brasileira.
Após, ela e os irmãos entregaram ao prefeito Duca Bonilha, uma caixa de recordações repleta de valor sentimental, com medalhas que o sex combatente usou na guerra, assim como outras antiguidades e documentos pertencentes à Pedro, na época. Essas relíquias ficarão expostas no museu do município que está em fase de finalização no barracão recém reformado na Estação Ferroviária.
O prefeito, agradeceu imensamente o ato dos filhos e se emocionou ao receber o valioso acervo que traz tantas histórias e lembranças e será de grande valia às histórias de Santo Anastácio.
Autor: Assessoria de Imprensa