Foi realizado no Rio de Janeiro, no dia 10 de julho de 2023, na Sala Funarte Sidney Miller, no Palácio Gustavo Capanema, pelo Minc (Ministério da Cultura) e FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) um grandioso evento sobre a ‘Retomada dos Programas de Fomento da Política Nacional das Artes’.
A convite da FUNARTE estiveram presentes representando o município de Santo Anastácio a assessora de Cultura Ester Alves, a Secretária de Assuntos Jurídicos Michele Galhardo e a assessora de Imprensa Alessandra Benelli.
A importante ocasião contou com a presença e fala da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que frisou a importância da cultura e dos fazedores de cultura, para o desenvolvimento do Brasil.
“A arte brasileira é um dos nossos maiores patrimônios” e reforçou a necessidade do investimento no setor: “Investir nas nossas artes e na nossa produção cultural é investir em vida: é saúde, é educação, é segurança pública, é pertencimento, é diálogo, é memória, é imaginação”.
Na oportunidade, a ministra Margareth Menezes, a presidenta da Funarte, Maria Marighella, e o diretor executivo da Funarte, Leonardo Lessa, apresentaram os programas de fomento, destacando o esforço conjunto para a reconstrução das políticas culturais no país.
A assessora de cultura de Santo Anastácio reforça o que foi pontuado pela ministra: “Essa é com certeza uma grande oportunidade dos fazedores de cultura, dos agentes culturais, dos artistas do município de Santo Anastácio e região se inscreverem para participarem dos diversos programas oferecidos”.
Para a secretária de Assuntos Jurídicos " O fato de termos o nosso município com a legislação da Cultura organizada e com acordo assinado desde 2014 no SNC (Sistema Nacional de Cultura) facilita muito nesse processo de desenvolvimento cultual e acesso a recursos".
ONDE SE INSCREVER?
Acesse
https://www.gov.br/funarte/pt-br/editais-1/2023
QUEM PODE SE INSCREVER?
Pessoas físicas e jurídicas
SAIBA QUAIS OS PROGRAMAS DISPONÍVEIS E COMO SE INSCREVER
Os programas de fomento buscam atender a um público diverso, com reserva de recursos para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência. Pessoas Físicas, Jurídicas e MEI podem se inscrever nos editais, gratuitamente, concorrendo a diferentes modalidades financeiras (confira mais informações sobre cada programa de fomento no final desta matéria). Pessoas Físicas também têm a possibilidade de apresentar seus projetos a partir de gravação de vídeo. Os mecanismos vão disponibilizar guias em linguagem simples no site da Funarte
ACESSE
https://www.gov.br/funarte/pt-br/editais-1/2023
Autoria e Fotos: Alessandra Benelli
(Assessoria de Imprensa Municipal)