30 JAN 2023
SANTO ANASTÁCIO REALIZA AÇÕES INTENSIFICADAS NO COMBATE A DENGUE E PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO

A Prefeitura de Santo Anastácio, por meio do setor de Endemias, vem realizando diversas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, buscando manter os habitantes em alerta e também realizando a sua parte.

É importante ressaltar que o combate à dengue não é apenas uma responsabilidade da Prefeitura, mas sim um trabalho que deve ser realizado em conjunto com toda a população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar com condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização de todos e a tomada de medidas, são de fundamental importância para a prevenção contra essa grave doença que pode levar a pessoa infectada à óbito.

Como já mencionado em matérias anteriores, o mês de janeiro é um mês bastante chuvoso e neste ano de 2023, as chuvas estão além do esperado o que propicia o acúmulo de água parada em vários pontos da cidade. Mediante esta situação, o setor de controle de Endemias vem desenvolvendo acentuadas ações para eliminar a proliferação do mosquito transmissor.

Segundo o veterinário do departamento, Paulo Ricardo Dória, está sendo realizado o serviço de fumaceiro em cerca de 120 quarteirões por dia, inclusive no período noturno, além de visitas diárias às pessoas infectadas notificadas no município, para ação de isolamento.

“Todos os dias pegamos as notificações dos casos positivos no Postão e realizamos as visitas, na ocasião fazemos as devidas orientações e disponibilizamos pulseirinhas repelentes para o infectado, assim como para toda a família que mora no local, com a permissão do morador estamos aplicando o fumaceiro no quintal e larvicida nos telhados. Por esse motivo é importante que todas as pessoas infectadas, mesmo que tenham realizado o exame na rede particular, comunique o município para a eficácia das ações”.

Ainda conforme o veterinário, Santo Anastácio tem sido referência na região no combate à Dengue, em dezembro de 2021, o município adquiriu uma máquina mini geradora que asperge um larvicida biológico para eliminação das larvas do mosquito, o que tem despertado o interesse de outras prefeituras.

“Na última semana um representante da Saúde de Ribeirão dos Índios veio fotografar e pedir informações sobre o equipamento, o vice prefeito de Presidente Bernardes também entrou em contato para agendar uma visita a fim acompanhar o desenvolvimento do mini gerador para uma possível compra. Enfim, estamos fazendo o possível para mantermos o controle da doença, mas realmente precisamos da colaboração de todos para a eficácia de nossas ações. Um mutirão foi realizado no final do ano passado e já estamos programando outro para os próximos meses”, declara.

Conheça os sinais e sintomas da dengue, que podem aparecer entre 3 e 14 dias depois da picada:

 Febre alta acima de 38,5ºC Dores musculares Dor no fundo dos olhos Erupções na pele Náuseas e vômitos Fortes dores de cabeça Dores fortes no abdômen Hemorragia nasal

Se estiver com algum destes sintomas, procure um médico imediatamente.

Confira algumas medidas de combate à dengue para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes aegypti:

 Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água; Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência; Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água; A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia; Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água; Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas; Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado). Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada; As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.

Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), deve avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

30/01/2023

Se estiver com algum destes sintomas, procure um médico imediatamente.