23 JAN 2024
SAÚDE
AGENTES DE ENDEMIAS INICIAM VISITAS CASA A CASA PARA RETIRADA DE OBJETOS INSERVÍVEIS E ORIENTAÇÃO A POPULAÇÃO NO COMBATE A DENGUE
Como já mencionado em matérias anteriores, o mês de janeiro e fevereiro são períodos bastante chuvosos, o que propicia o acúmulo de água parada em vários pontos da cidade. Mediante esta situação, o setor de controle de Endemias vem desenvolvendo acentuadas ações para eliminar a proliferação do mosquito transmissor.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Anastácio, através do setor de Vetores/Endemias, realiza a partir desta terça-feira (23), o trabalho de visita de casa a casa, pelos agentes, para orientação a população a respeito da dengue e também para a retirada de pequenos objetos inservíveis (Ex: pneus, vasos, garrafas, galões e etc).

Pede-se aos moradores, que recebam os agentes de endemias, os quais estarão devidamente identificados com crachás e camisetas para que o trabalho seja eficiente e obtenha resultados.

Em paralelo, o trabalho de fumaceiro continua intensificado, conforme a secretária de Saúde Selma Zambelli, todas as ações preventivas estão sendo realizadas. “Pede-se a colaboração da população para um resultado promissor no combate à Dengue, por isso mais uma vez pedimos aos munícipes que recebam os agentes em suas residências e executem as orientações passadas pelos profissionais”, declara.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho e não jogue lixo em terrenos baldios.