24 NOV 2023
MELHORIA GENÉTICA DE REBANHO BOVINO SEGUE INTENSIFICADA EM SANTO ANASTÁCIO
No dia último dia 20/11, esteve em nosso município, para uma nova rodada de inseminações para melhoria genética de rebanho, equipe de veterinários da CONAFER, que em companhia do Engenheiro Agrônomo Alfredo Suetomi, visitaram duas propriedades para realizar as inseminações programadas.

O produtor atendido, foi Rodrigo Bonfim, com propriedades no Bairro Vai e Vem.

O Acordo de Cooperação Técnica + Pecuária Brasil, assinado entre a Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal de Agricultura) e a CONAFER (Confederação Nacional da Agricultura Familiar e Empreendedores Rurais), consiste em melhorar geneticamente os rebanhos bovinos dos produtores rurais.

Conforme o secretário da Agricultura, Cléber Bonilha, nesta visita foram inseminadas 68 matrizes. “No próximo mês de dezembro, já está agendada nova rodada de inseminações. O produtor rural que tiver interesse, procure o Eng. Alfredo na Casa da Agricultura e agende visita para avaliação do rebanho e escolha dos touros reprodutores. A parceria se mostra exitosa pelo nível dos animais nascidos”, declara.

Outro detalhe importante, é que o programa atende produtores com rebanho de aptidão leiteira, corte ou mista, e é totalmente gratuito, sem despesa nenhuma para os produtores. O objetivo principal é a melhoria genética dos rebanhos com ganhos maiores para os produtores.