17 NOV 2023
FOTÓGRAFO LUKAS SANTOS É HOMENAGEADO ATRAVÉS DE SUAS FOTOGRAFIAS PELO FUNDO SOCIAL DE SANTO ANASTÁCIO
Um garoto simples com um olhar sofisticado quando o assunto é fotografia, assim podemos descrever o fotógrafo, Lukas Santos, de 31 anos. Anastaciano, segundo filho de três irmãos, filho de Sônia Maria da Conceição e Amadeu Bezerra da Silva (In Memoriam).

Nascido e criado na cidade de Santo Anastácio; há 13 anos, Lukas trabalha como zelador no CPP (Centro do Professorado Paulista) e conforme relatou a reportagem, foi no ano de 2017 que começou a fotografar através de uma visão diferenciada e peculiar de como ele enxerga sua cidade natal.

“Através do ciclismo que é uma das minhas paixões, andava por muitas estradinhas da Zona Rural, nestes percursos, parava várias vezes para fotografar as paisagens, escolinhas, propriedades rurais e o pôr do sol, através da câmera do meu celular, foi quando comecei a postar algumas fotos na minha rede social e as pessoas elogiarem e incentivarem os meus registros”, declara.

Conforme Lukas, que também realiza ensaios fotográficos de casais, aniversários e gestantes, após conseguir juntar um dinheiro, comprou sua primeira máquina fotográfica para poder melhorar a qualidade de suas fotos.

“Meu diferencial acredito que esteja na minha maneira de enxergar o mundo, sou apaixonado por minha cidade e tudo aqui fica incrível se registrado com carinho, gosto de fotografar árvores floridas, monumentos históricos, flores, enfim tudo o que encanta os meus olhos e consequentemente os olhos de quem visualiza o meu trabalho. Por inúmeras vezes, anastacianos que hoje moram em outros lugares do Brasil e até mesmo do mundo, dizem que os meus registros remetem lembranças da infância e até cheiros eles são capazes de trazer à tona, como num passe de mágica ou pura nostalgia”.

Como forma de homenagem ao artista e os 98 anos de Santo Anastácio, que será comemorado no dia 19 de novembro, o Fundo Social de Santo Anastácio, através da presidente Arari Íris Marinelli Bonilha e do diretor Edson Gandolfi, expôs algumas das fotografias de Lukas, emolduradas em belos quadros no Stand do Fundo, presente da 33ª FEBISA, e a exposição está sendo um sucesso entre o público presente.

“Não tenho palavras para agradecer esse reconhecimento, foi um privilégio poder expor parte do meu trabalho aqui na FEBISA, agradeço imensamente o Edson, que sempre foi um incentivador das minhas fotografias, assim como também a Dona Arari e o prefeito Duca, que abraçaram essa causa e fizeram questão de prestigiar esse momento único em minha, tenho registradas mais de mil fotos em meus arquivos e cada uma foi feita de maneira muito especial para realmente levar emoção a quem as observa”.

De acordo com diretor do Fundo Social, Edson Gandolfi, “foi difícil escolher alguns entre tantos trabalhos incríveis que o Lukas tem, mas conseguimos. Revelamos as imagens e emolduramos algumas que estão expostas para venda. Os valores arrecadados serão revertidos para o Fundo Social, poder continuar ajudando a população que se encontram em estado de vulnerabilidade social”, conclui.

Acompanhe alguns trabalhos do fotógrafo Lukas Santos e alguns momentos registrados no Stand do Fundo Social, o qual está homenageando o artista.
17/11/2023