14 AGO 2023
CETEA - CENTRO ESPECIALIZADO DO ESPECTRO AUTISTA COMEMORA UM ANO NA APAE DE SANTO ANASTÁCIO E EVENTO EMOCIONA OS PRESENTES
Uma manhã cheia de emoções, assim foi a comemoração de um ano do CETEA - Centro Especializado do Espectro Autista, situado nas dependências da APAE de Santo Anastácio.

O espaço de atendimento multidisciplinar, foi idealizado através de uma parceria firmada entre o prefeito Duca Bonilha e a APAE, que após várias reuniões com pais e familiares de pessoas diagnosticadas com espectro de autismo, conseguiu implantar no município esses atendimentos especializados que antes eram realizados em clínicas particulares e na Lúmen na cidade de Presidente Prudente.

Hoje o CETEA conta com mais de oito especialidades de atendimento sendo elas: Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psicomotricista, Psicopedagoga, Nutricionista, Equoterapia e equipe técnica de Enfermagem. Com parcerias firmadas também com as cidades de Ribeirão dos Índios e Piquerobi e atende mais de 40 famílias.

Para comemorar o aniversário desta conquista, um café da manhã foi oferecido aos convidados no pátio da APAE, o prefeito Duca Bonilha e a presidente do Fundo Social, Arari Marinelli Bonilha, estiveram presentes e se emocionaram com as apresentações, depoimentos e agradecimentos das mães de crianças atendidas pelo Centrinho.

A secretária da Saúde, Selma Zambelli, também esteve presente no evento e recebeu muitos elogios pela dedicação da secretaria junto a essa nobre causa.
A gestora de relacionamento da APAE, Vanessa Ribeiro Marcílio, agradeceu todos os colaboradores, mas fez questão de fazer um discurso especial ao prefeito Duca, que segundo ela, nunca mede esforços para ajudar em todo e qualquer momento.

“Não temos nem palavras para agradecer o que o Duca tem feito pela nossa APAE e pelo CETEA, não sou de ‘puxar saco’, mas o que é real precisa ser dito, ele nunca nos disse um não, e sempre que precisamos fechar um orçamento, é ele quem nos socorre, se o Centro Especializado do Espectro Autista hoje é uma realidade, devemos a esse grande gestor”, declarou.

Na ocasião ainda, a diretoria da APAE apresentou, em maquete e imagens 3D do novo projeto que será desenvolvido na unidade para atendimento aos autistas, que é o “Jardim Sensorial", um local desenvolvido com os aspectos sensoriais que irão estimular os sentidos (visão, paladar, audição, tato, olfato).

O ‘Jardim Sensorial’, também foi alvo de muitas emoções, ao homenagearem a idealização do projeto com o nome da doadora mais antiga da APAE, Dona 'Rosa Augusta da Silva', que há mais de 30 anos realiza ações voluntárias para arrecadar fraldas para a instituição. Dona Rosa esteve presente junto com familiares neste momento ímpar e também se emocionou com a condecoração.

Após a apresentação do que será o ‘Jardim’, o valor para a construção dos canteiros sensoriais, foram arrecadados entre os presentes, onde o prefeito, familiares e convidados contribuíram com a idealização de mais esse sonho.

Também estiveram presentes na comemoração, a assessora Cultural, Ester Alves, o diretor do Fundo Social, Edson Gandolfi e alguns vereadores que também colaboraram para a aquisição deste novo projeto.
14/08/2023