10 MAI 2024
HORTA MUNICIPAL RENOVA O PLANTIO COM TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
Após um período de pausa no plantio de hortaliças e verduras na horta municipal, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente retoma suas atividades, marcando um novo ciclo de produção vital para o município. Semanalmente, diversas entidades, organizações e creches dependem dessas doações para suprir suas necessidades alimentares, destacando a importância social e econômica desse projeto.

Segundo Euclides Soares, diretor da Pasta, a pausa no plantio foi essencial para a recuperação do solo, que precisou passar por um processo de rotação de culturas e adubação. Essa medida visa garantir a qualidade e a produtividade das futuras colheitas, demonstrando o compromisso da equipe com a sustentabilidade agrícola.Dentro de mais 30 dias, a primeira colheita do ano poderá ser concluída, com o variado cultivo de alface, couve, almeirão, coentro, cebolinha, salsinha, entre muitos outros.

Uma novidade que promete revolucionar o trabalho da equipe é a aquisição de uma máquina motocultivadora e enxada rotativa. Essa tecnologia está sendo empregada no preparo do solo, agilizando o processo e tornando-o menos exaustivo para os funcionários. A motocultivadora é uma ferramenta versátil, capaz de arar, gradear e sulcar o solo de forma eficiente, enquanto a enxada rotativa é especialmente útil em áreas de cultivo mais delicadas, como canteiros de jardins.

Além de otimizar o trabalho, a introdução dessas máquinas traz benefícios significativos para a preservação do meio ambiente e para a saúde dos funcionários. Até o ano passado, eles enfrentavam longas horas de trabalho sob o sol quente, utilizando apenas enxadas manuais. Agora, com a ajuda da tecnologia, o processo se torna mais rápido, eficiente e menos desgastante, valorizando o trabalho da equipe e garantindo melhores condições de trabalho.

A renovação do plantio na horta municipal não apenas garante o abastecimento de alimentos frescos e saudáveis para a comunidade, mas também ressalta o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e o bem-estar da população. Essa iniciativa exemplifica como a combinação entre tradição e inovação pode impulsionar o desenvolvimento local de forma consciente e responsável.
10/05/2024
HORTA MUNICIPAL RENOVA O PLANTIO COM TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE