04 AGO 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
MAIS UM CICLO DE DISPERSÃO DE LARVICIDA BIOLÓGICO CONTRA A DENGUE É INICIADO EM SANTO ANASTÁCIO
A equipe de endemias, iniciou nesta quinta-feira (03), um novo ciclo de dispersão do biolarvicida por meio de equipamento gerador de Aerossol nos imóveis em toda a cidade, a intenção é alcançar vários ambientes e situações que acumulam água e também criadouros de difícil acesso à equipe.

Segundo o veterinário da Vigilância, Paulo Ricardo Dória, a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus estão entre os principais desafios à saúde pública no mundo. Na ausência de vacinas, a única alternativa conhecida para a prevenção é o controle do mosquito transmissor do Aedes aegypti. Dentre os métodos de controle existentes, o biológico larvicida vem se destacando pela sua eficiência e segurança na aplicação, altamente seguro ao homem, animais e ao meio ambiente com alta eficiência na mortalidade de larvas de mosquitos, aprovado para uso em água potável, recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e também pela Organização Mundial da Saúde.

"A ideia principal é facilitar a aplicação do larvicida para atingir todos os imóveis percorridos pela equipe de Agentes Comunitários, englobando os trabalhados e não trabalhados, isto inclui imóveis recusados, sem ninguém no momento, desocupados para locações e vendas ou fechados por qualquer outro motivo; obtendo uma cobertura completa da área diminuindo a infestação de mosquitos. Além disso, a segurança do uso do produto torna a atividade mais fácil, uma vez que não é prejudicial ao homem nem ao meio ambiente e animais", declara.