20 MAI 2024
PRIMEIRO ENCONTRO DO PROGRAMA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
No último dia 6 de maio, os profissionais da Educação Infantil da Pré-escola, juntamente com a coordenadora pedagógica e formadora municipal Ana Paula Rocha Joia, reuniram-se para o primeiro encontro do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Este programa é essencial no processo de formação contínua dos professores.

O Programa LEEI é uma iniciativa que conta com a colaboração entre universidades e secretarias estaduais e municipais de educação, visando a implementação de práticas educacionais avançadas. A proposta formativa e continuada do programa promove a construção de aprendizagens adequadas à etapa em que o docente atua, conforme explica a formadora do curso.

O objetivo principal do programa LEEI é enfatizar a oralidade, a leitura e a escrita, oferecendo suporte teórico e metodológico aos professores. Dessa forma, busca-se garantir que as práticas educativas nas escolas promovam experiências enriquecedoras com a linguagem escrita. Estas práticas são desenvolvidas de maneira a respeitar as especificidades da primeira infância, tratando a leitura e a escrita como práticas sociais cotidianas. Além disso, o programa assegura a inclusão de interações e brincadeiras, elementos fundamentais no contexto escolar para o desenvolvimento integral das crianças.

Portanto, o Programa LEEI não apenas apoia os professores em suas atividades pedagógicas, mas também contribui significativamente para a formação de uma base sólida de habilidades linguísticas nas crianças, alinhada às necessidades e características da primeira infância.