20 MAI 2024
MUSEU NO MINUTO CULTURAL
#MuseuHistórico #Cultural #CentrodeMemória

A Prefeitura de Santo Anastácio em breve irá inaugurar o Museu Histórico, Cultural e Centro de Memória "Dr. João Carlos Fairbanks". Este espaço será localizado no anexo da Estação Ferroviária, onde funcionava a oficina da FEPASA, local que abrigava as ferramentas de manutenção da linha férrea quando ainda estava em operação.

Inicialmente inaugurado em 2005 nas dependências da Estação Ferroviária, o museu esteve inativo por alguns anos, mas será reaberto para visitas em 2024. O acervo do museu contará com uma rotatividade de peças doadas por famílias e colaboradores do município na ocasião de sua criação e inauguração. Essas peças foram cuidadosamente guardadas ao longo dos anos e estão catalogadas pelo Departamento de Cultura, que mantém uma listagem de controle com os nomes dos doadores. As peças que não foram retiradas pelos familiares responsáveis, que têm o direito de fazê-lo, continuarão a compor o acervo do museu.

O local está sendo preparado conforme a LEI 2.347/2013, que dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura - Decênio 2024/2034. Como Centro de Memória, o museu buscará preservar informações importantes sobre a história de Santo Anastácio, dialogando com a memória afetiva de todas as famílias da cidade.

A administração municipal e o Departamento de Cultura têm como objetivo que o museu funcione corretamente nos dois anos iniciais, de acordo com os padrões do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cidadania, responsável pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. A intenção é firmar parcerias e buscar recursos para o museu.

Aguardem mais informações sobre o funcionamento e as atrações do museu. Lembrando sempre que uma cidade sem memória não tem história para contar às próximas gerações.

Fonte: Departamento de Cultura

Captação de imagens: Vhitor Faustino

Produção e Edição: Léo Ramos

Todas as informações e serviços estão de acordo com o Plano Municipal de Cultura. https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2f2024%2fmunicipios%2fjaneiro%2f22%2fpag_0018_f3bb6de34e496286f80b4f7c4fc77202.pdf&pagina=18&data=22/01/2024&caderno=municipios&paginaordenacao=100018