14 MAI 2024
SOLIDARIEDADE EM AÇÃO: AJUDA ANASTACIANA CHEGA ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO SUL DO PAÍS
No último sábado, um comovente gesto de solidariedade desdobrou-se em um comboio carregado com toneladas de mantimentos, roupas, rações, água e produtos de limpeza. Esses recursos foram arrecadados em Santo Anastácio, Presidente Prudente e Indiana, em resposta às devastadoras chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, deixando um rastro de destruição em muitas cidades.

Representando Santo Anastácio, Alex Silva, funcionário da prefeitura e coordenador da Defesa Civil municipal, juntou-se a outros voluntários para acompanhar a entrega dos suprimentos em Estância Velha, situada a apenas 2 km da cidade de São Leopoldo, uma das áreas mais afetadas.

A mobilização não se limitou apenas à coleta de recursos materiais. Com o apoio da Defesa Civil, Prefeitura Municipal e o empenho dos moradores locais, a campanha de arrecadação alcançou números expressivos e continua em andamento, mostrando a solidariedade e a união da comunidade em momentos de adversidade.

Diversos pontos de coleta foram estabelecidos em Santo Anastácio, incluindo o Poupa Tempo, Aloisio Barreto, consultório da psicóloga Yara Mota, Correios, Defesa Civil local, Sindicato Rural, Igreja Assembleia de Deus Madureira, Supermercado Lisboa, Supermercado JP, Farmais e o consultório da Bete Shibuya. Esses locais tornaram-se pontos de encontro para aqueles que desejam contribuir com doações, ampliando ainda mais o alcance da solidariedade.

Conforme relatado pelo coordenador da Defesa Civil, a situação no local está extremamente precária e as chuvas persistem. "Descarregamos as arrecadações na Igreja Assembleia de Deus. Um grande número de voluntários trabalha incansavelmente durante dias e noites para ajudar todas essas pessoas que perderam tudo com este desastre, que infelizmente ainda está longe de acabar. Somos apenas um grão de areia no oceano no meio dos destroços, mas estamos fazendo nossa parte. Só tenho a agradecer o apoio de toda a mobilização da população, da administração municipal de Santo Anastácio e da Defesa Civil, que não mediram esforços para que estivéssemos aqui neste momento crucial."

A campanha continua ativa, buscando fornecer apoio contínuo às vítimas das chuvas no sul do país. O ponto central de coleta no município está sendo no Centro de Eventos 'Eloisa Emice da Costa Barros', no recinto de Exposições Arary Baltuilhe. A comunidade permanece unida, demonstrando que, juntos, podemos superar os desafios mais difíceis.