17 ABR 2024
EDUCAÇÃO MUNICIPAL ENCERRA MÊS DO AUTISMO COM PALESTRA SOBRE O TEMA E TEM CASA CHEIA
Para finalizar as Ações desenvolvidas sobre a conscientização do autismo neste mês de abril, a secretaria da Educação, promoveu na noite desta terça-feira (16), no Centro Cultural ‘Eunice da Silva Puríssimo’, um ciclo de palestras com o tema, ‘Autismo: Uma Visão Ampliada e Atualizada’, com as psicólogas e técnicas do Instituto Eleva de Presidente Prudente, Jeniffer Brito, Michella Peruchi e Vitória Ferron.

O auditório do Centro Cultural, foi amplamente ocupado por educadores, profissionais da área, pais e comunidade interessada no assunto.

Os tópicos abordados, trouxeram aos presentes conhecimento a respeito do cenário do autismo no século 21 e o impacto nos âmbitos sociais, assim como as variações do repertório comportamental do transtorno em homens e mulheres. As preocupações com as falhas metodológicas do desenvolvimento de pessoas com TEA também foram apresentadas, além da importância do trabalho dos profissionais que exercem papel multidisciplinar durante o tratamento dos pacientes.

Conforme a secretária da Educação, Leila Corsaletti, o tema nos dias atuais tem que ser inserido cada dia mais no cotidiano das pessoas para que juntos possamos entender e trabalhar de maneira assertiva e inclusiva com essas crianças.

“Hoje o autismo afeta uma a cada 160 crianças e devido à conscientização em massa, enfim, não é mais considerado um tabu. O que ocorre é que muitas famílias negam a possibilidade da criança possuir o TEA. Algumas por medo de não saber como vai ser o futuro dos seus filhos. Outras porque temem o julgamento alheio. Por isso é sempre importante trabalharmos essa questão”, declara.
17/04/2024