Um litro de óleo de cozinha ‘usado’, se despejado em pias ou vasos incorretamente, polui vinte mil de litros de água. Com base nesta questão, a Secretaria do Meio Ambiente de Santo Anastácio, junto a Associação de materiais recicláveis da ACASA, iniciaram em maio de 2023 uma ação específica de recolhimento do material, através de doações realizadas pelos munícipes, nos dias da coleta seletiva de cada bairro.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Cléber Bonilha, em menos de um ano, foi recolhido 822 litros de óleo comestível armazenados em garrafas pet. Com isso, mais de 16 milhões de litros de água, deixaram de ser contaminadas em nossos mananciais.
“A secretaria, a ACASA, e principalmente o ‘Meio Ambiente’, agradecem a participação de todos, lembrando que o sistema de coleta continua. Vamos colaborar na coleta de óleo de cozinha usado e encaminhar nas garrafas pet nos dias de coleta do seu bairro. Temos potencial para arrecadar muito mais”, declara.
Os 822 litros de óleos coletados, foram comercializado pela ACASA com pequenos produtores artesanais de sabão e sabonetes.
Foto: Reprodução Internet
Autor: Assessoria de Imprensa