Um litro de óleo de cozinha usado se despejado em pias ou vasos incorretamente polui vinte e cinco mil de litros de água. Com base nesta questão, a secretaria do Meio Ambiente de Santo Anastácio, com incentivo e apoio à Associação de materiais recicláveis da ACASA, pede aos moradores do município, que separem o óleo usado em recipientes plástico, como garrafas Pet, acomode-as dentro dos sacos verdes distribuídos pela Associação e repassem aos trabalhadores da ACASA seguindo os dias da coleta de cada bairro, assim você colabora para um novo destino do resíduo, transformado em sabão e biodiesel, em fábricas do ramo.
Conforme do secretário da Pasta, Cléber Bonilha, com essa simples ação, você colabora com a Associação e principalmente com o Meio Ambiente.
“Jamais despeje o óleo de cozinha usado na pia da cozinha! Quando vai pelo ralo, o óleo pode gerar danos ao encanamento. Isso porque ele não é solúvel em água e forma uma camada de gordura, que se acumula com facilidade nos canos, retendo resíduos e provocando o seu entupimento. Ao chegar em rios, lagos e oceanos, a camada de gordura criada sobre a água impede a entrada de luz e oxigênio. Consequentemente, a vida de peixes e outros organismos vivos naquele habitat fica comprometida. A água contaminada com o óleo também se torna imprópria para consumo”, comenta.
Autor: Assessoria de Imprensa