19 JUL 2023
PREFEITURA REALIZA INFORMATIZAÇÃO DE CEMITÉRIOS PARA AUXILIAR AS BUSCAS E INFORMAÇÕES DE ENTES FALECIDOS E SEPULTADOS EM SANTO ANASTÁCIO
Com o objetivo é otimizar o gerenciamento das atividades relacionadas ao cadastramento, manutenção e movimentação de inumados (indivíduos sepultados), o Cemitério da Saudade em Santo Anastácio, passa a contar com um sistema informatizado, já o cemitério da Paz, que é mais novo, se encontra com os dados técnicos atualizados e está com a informatização em fase de conclusão.

O primeiro passo foi realizado pela empresa anastaciana, TecPlan Engenharia, onde o engenheiro e proprietário, Juliano Nendza Dias, realizou o trabalho de levantamento topográfico georreferenciado dos túmulos, coletando as chapas de identificação e os nomes dos sepultados, foi realizada a geração de ortofotomosaico por aerofotogrametria, catalogando toda a área dos cemitérios, com auxílio de antigos acervos de registros.

“Foi um trabalho árduo, no Cemitério da Saudade, trabalhamos 10 dias em campo e três meses estruturando todo o projeto no escritório, com o máximo de informações que conseguimos levantar, o local hoje soma cerca de 3.300 túmulos cadastrados e cerca de 8.277 sepultados. Já no Cemitério da Paz, trabalhamos 3 dias em campo e mais 30 no escritório, o que totaliza cerca de 1.058 túmulos cadastrados e cerca de 753 sepultados.

Após todos esses trâmites, a plataforma de consulta ‘GEO IN MEMORIAM’ foi instalada pela empresa SICART (Consultoria Geotecnologia e Soluções em TI) em parceria com setor de TI municipal, através do diretor Yan Lima; o serviço contribui para que familiares, amigos e demais pessoas possam localizar a sepultura de falecidos nos cemitérios municipais, pelo site da prefeitura. Para atualizar alguns servidores que terão acesso ao novo sistema de informação, o Diretor de Projetos da SICART, Carlos Dobes Vieira, esteve no Paço Municipal, para algumas orientações.

CLIQUE AQUI, https://santoanastacio.sicart.com.br/webgis

Segundo o prefeito Duca Bonilha, essa informatização se faz necessária há muito anos, tendo em vista a enorme dificuldade em localizar os sepulcros dos entes ali sepultados, ação que só era possível através de livros muito deteriorados pelo tempo.

“Através deste serviço, as pessoas vão poder consultar de casa as informações gerais referentes ao sepultamento, data do falecimento, número do jazigo e localização, de forma fácil e precisa, além de que também iremos disponibilizar no local, um servidor capacitado para tais pesquisas para auxiliar os visitantes”, declara.

OBSERVAÇÃO: Sobre essa questão acima citada pelo prefeito, “a data exata do falecimento”, faz explica-se, que essa modalidade se encontra em manutenção e será inserida aos poucos no sistema, tendo em vista que todos os túmulos estão sendo inspecionados para tal precisão na informação disponibilizada.

Para encontrar a ferramenta é fácil. Basta acessar o portal da Prefeitura de Santo Anastácio, que ela estará disponível em vários recursos:

+ Logo no início do site no Banner rotativo

+ No acesso rápido logo abaixo das matérias no ícone – Sistema de Cemitério

+ Também em informações no canto superior direito do site 😊) no ícone – Webgis Cemitério).
19/07/2023
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024