31 MAI 2023
ESTUDOS SÃO REALIZADOS PARA BASE DE MONITORAMENTO DE GNSS SER INSTALADA EM SANTO ANASTÁCIO
Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Duca Bonilha e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Bonilha, receberam a visita técnica dos responsáveis Ítalo Tsuchiya e professor Francisco Galera, da Faculdade de Engenharia Cartográfica da UNESP, Campus de Presidente Prudente.

Segundo o secretário da Pasta, o projeto consiste na instalação de uma base de monitoramento no município. O equipamento tem funcionalidades que permite capturar informações sobre a Ionosfera, baseado nas observáveis dos satélites.

“O projeto INCT GNSS NavAer é de fundamental importância para várias atividades de alta tecnologia que se encontram em desenvolvimento no Brasil, incluindo a Navegação Aérea, Agricultura de Precisão, Cartografia, dentre outras. Maiores detalhes podem ser encontrados em http://inct-gnssnavaer.fct.unesp.br/pt/ “, explica.

O apoio desta proposta consiste em disponibilizar infraestrutura para instalação de um receptor GNSS (GPS) para coleta de dados dos satélites, visando estudar estruturas da atmosfera de nossa região, que de certa forma prejudica a performance do sistema.

A pesquisa é liderada pela UNESP de Presidente Prudente, e envolve várias instituições no Brasil (ITA, INPE, IAE e outros) e no exterior (Nottingham, Eurcontrol, Stanford dentre outros).