Santo Anastácio após aquisição de uma máquina trituradora de galhos e treinamento de operação do equipamento oferecido aos servidores, trabalha com novidade e mais agilidade no sistema de moagem.
O diretor do meio Ambiente, Euclides Soares de Freitas, explica que a demanda surgiu a partir do desafio enfrentado pela Prefeitura Municipal, do grande volume de galhos gerado nas épocas de podas e a dificuldade na coleta e transporte dos materiais. Além disso os galhos não tinham nenhuma utilização, sendo somente descartados.
“A intenção é dar agilidade ao serviço e beneficiar o cidadão e o meio ambiente, pois o aparelho que mói folhas, ramos e galhos de árvores extraídas, os transforma em substratos, que servem para a manutenção das mudas”.
Durante essa semana, o equipamento acoplado a um caminhão realizou os serviços em galhos e pequenos trocos de árvores podadas no município. Para acompanhar o funcionamento e desenvoltura da máquina, o prefeito Duca Bonilha, fez questão de acompanhar parte do processo.
Para o chefe do executivo, com o triturador de galhos consequentemente irá reduzir o volume das podas, facilitando muito a operação de coleta e transporte dos resíduos orgânicos, gerando assim uma grande economia de tempo e recursos públicos na limpeza urbana. Além da reutilização dos resíduos coletados da poda, no uso da compostagem orgânica para plantios no município.