19 DEZ 2022
TREINAMENTO/CAPACITAÇÕES FRENTE TRABALHO

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social a qual viabiliza ações de treinamento e capacitação de pessoas na área de Recursos Humanos, iniciou em outubro de 2022, o Programa de Treinamento e Desenvolvimento no trabalho, Qualidade de Vida e Bem-estar para os inseridos no Programa Inclusão Social pelo Trabalho, que hoje conta com 31 inclusos.

Na data de 14 de dezembro, ocorreu o encontro de encerramento desse ano, estando presentes a Secretária de Assistência Social, Márcia Cristina Puríssimo a técnica facilitadora do treinamento e capacitações, Joice Gonzales Pineda e as técnicas da Secretaria de Assistência Social, Adriana Gerez Ribeiro Garbo e Elisete Ferreira Leme, ocasião em que foi ofertado um mimo natalino aos participantes.

Mediante as condições o Programa Inclusão Social pelo Trabalho é regulamentado pela Lei Municipal nº 2.461 de 17 de março de 2015 e pelo Decreto nº 037 de 28/04/2015, acrescidas pela Lei Municipal nº 2.544 de 31/01/2017. Visa conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, residente no município de Santo Anastácio – SP, cujos critérios pautam-se na oferta de serviço temporário ao trabalhador desempregado, pertencente à família de baixa renda.

O Programa de Treinamento e Desenvolvimento no trabalho, Qualidade de Vida e Bem-estar tem o objetivo de proporcionar aos diaristas uma série de benefícios: como lidar com a resistência, com o estresse, desenvolver estabilidade emocional, motivação e eficiência no trabalho, bem como melhor relacionamentos interpessoais; menor índice de absenteísmo e acidentes, orientando-os na preparação para novas oportunidades de trabalho.

O Programa desenvolve-se por meio de encontros entre os participantes reunidos em local adequado, que lhes permita interagirem e apreender conteúdos que estão distribuídos em temas tratados no material didático do programa.

A participação em todos os encontros é considerada necessária, pois as atividades são realizadas para proporcionar apoio mútuo, encorajando os participantes e orientando-os para a preparação para novas oportunidades de trabalho, para que cada indivíduo consiga conhecer a si mesmo, mais críticos e mais fortalecidos. Visa estimulá-lo a busca de ocupação, bem como a sua reinserção no mercado de trabalho, tendo conhecimento de uma variedade de técnicas diferentes de procura de trabalho, por ser um serviço temporário.

O programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas é importante, pois, oferece novos conhecimentos, hábitos, desenvolvendo suas habilidades e novas atitudes em seu dia a dia, tornando-os cada vez melhores em suas tarefas, contribuindo para mudanças em seus comportamentos, melhorando a relação entre os indivíduos no ambiente profissional e consequentemente trazendo melhorias para a vida pessoal e profissional de cada beneficiário.