11 JAN 2023
CIRSOP DISCUTE COM TÉCNICOS MEMBROS DO CONSÓRCIO ASSUNTOS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO

Em Álvares Machado, na sede do CIRSOP (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista), no qual Santo Anastácio é membro, houve uma reunião nesta quarta-feira (11), com técnicos dos municípios membros.

Nesta reunião nosso município se fez presente através do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Cleber Bonilha.

As pautas discutidas foram:

A formalização de parceria com empresas que irão destinar para reuso, o óleo de cozinha utilizado pelos munícipes em cada município, óleo este que é uma fonte importante de contaminação dos nossos mananciais.

Outro ponto discutido é a oficialização de parceria com empresa para o destino correto de eletro eletrônicos, baterias e lâmpadas, outra fonte de poluição e que os municípios têm dificuldade de destina-los adequadamente, como prevê a lei.

Também houve a informação que o Consórcio recebeu uma Usina de beneficiamento de resíduos da construção civil, equipamento este que irá triturar os restos de construção e transformar em pedaços pequenos que poderão ser utilizados na fabricação de tubos de concreto, meio fio ou sarjetas e aproveitados nas estradas rurais como método de perenização, dificultando a erosão lâminas das estradas.

Por último foi discutida, a contratação de empresa especializada em recolher os restos de galhos, árvores, móveis, que irão ser transformados em biomassa, isto é, moídos e utilizados em queima para utilização em processos industriais, como por exemplo, caldeiras.