25 ABR 2024
OFICINA PREPARATÓRIA PARA A OPERAÇÃO 'SP SEM FOGO' REÚNE AUTORIDADES E BRIGADISTAS EM SANTO ANASTÁCIO
A oficina preparatória para a operação "SP Sem Fogo" teve início hoje no Centro de Eventos ‘Eunice da Silva Puríssimo’ e continuará amanhã, quinta-feira (25), das 8h00 às 17h00.

37 municípios marcaram presença, com um total de 173 brigadistas inscritos presentes.

Na abertura do evento, após um café da manhã reforçado, a mesa principal foi composta pelas seguintes autoridades:

Representando o Prefeito Duca Bonilha, que estava ausente devido a uma viagem, estavam presentes a secretária de Assuntos Jurídicos, Michele Galhardo, e o secretário de Finanças, Sérgio Massena.

Renato Gouveia, Coordenador Regional Adjunto.

Caio Veneziani, 1º Tenente PM da Defesa Civil Estadual.

Capitão PM Diego de Oliveira Pecoraro, Representante Adjunto.

Capitão PM Cláudio Aranda Sevério, Comandante Interino.

Alex da Silva Colhado Menezes, Brigadista Coordenador do município de Santo Anastácio.

Após o hino nacional, foi entoado o hino do município.

No primeiro dia, foram realizadas duas palestras pela manhã e duas à tarde, abordando a Operação "SP Sem Fogo" e a gravidade dos incêndios florestais. Tais incêndios representam sérias ameaças à biodiversidade, causando degradação da vegetação nativa, morte de animais silvestres e diminuição da fertilidade do solo, além de contribuírem para a redução da qualidade e quantidade de recursos hídricos. Também são importantes fontes de emissões de gases de efeito estufa, agravando as mudanças climáticas e afetando a qualidade do ar e a saúde da população.

No estado de São Paulo, os incêndios florestais são frequentes em áreas protegidas e cultivadas, sendo a maioria causada pela ação humana, seja acidental ou intencional. A temporada de incêndios ocorre principalmente entre junho e outubro, com agosto e setembro registrando o maior número de ocorrências.

A região de Santo Anastácio e arredores é conhecida por sua riqueza natural, exigindo a mobilização de todos os municípios para garantir a eficácia das ações de combate aos incêndios e a preservação do meio ambiente.
25/04/2024