16 FEV 2024
CARRETA DA MAMOGRAFIA CHEGA A SANTO ANASTÁCIO E OFERECE 50 EXAMES GRATUITOS POR DIA
A carreta da mamografia, do programa "Mulheres de Peito", chegou a Santo Anastácio e iniciou os atendimentos nesta quinta-feira (15/02), ao todo serão oferecidos ao público feminino, 500 exames gratuitos para detecção do câncer de mama (50 exames por dia). A unidade móvel está estacionada no recinto de Exposições Arary Baltuilhe e permanece até o dia 24/02.

Conforme a secretária da Saúde, Selma Zambelli, não é necessário agendamento prévio. Os horários de funcionamento, acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, sendo distribuídas 50 senhas. Aos sábados, das 8h às 12h, sendo distribuídas 25 senhas.

“Apesar dos atendimentos acontecerem até às 17h00, as senhas são entregues a partir das 8h00 por ordem de chegada, por isso é importante chegar mais cedo para garantir o atendimento no dia desejado”, explica.

Ainda de acordo com Selma, neste primeiro dia, todas as senhas foram entregues e 50 mamografias foram realizadas.

QUEM PODE REALIZAR EXAMES
Podem realizar o exame, mulheres a partir de 35 anos. É necessária a apresentação do documento com foto e cartão SUS. Mulheres entre 50 e 69 anos serão atendidas por demanda espontânea. Pacientes de 35 a 49 anos e acima de 70 que não tiverem encaminhamento médico, podem ir normalmente que a equipe da Saúde irá disponibilizar algumas guias para a realização da mamografia.

RETIRADA DE EXAMES
As imagens estão sendo entregues no ato dos exames e o laudo estará disponível em 48h, podendo ser consultados e baixados via internet. Cada paciente receberá as instruções sobre como fazer isso na hora de realizar o exame.

Caso seja detectado algum nódulo ou alteração sugestiva de câncer, o caso será encaminhado pela rede municipal de saúde, em unidades especializadas, para os procedimentos conseguintes.

O PROGRAMA
O objetivo do Programa “Mulheres de Peito” é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes. A carreta conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem e funcionários administrativos.

SERVIÇO: CARRETA DA MAMOGRAFIA “MULHERES DE PEITO”
QUANDO: de 15 a 24 de fevereiro
HORÁRIOS: de segunda a sexta-feira, das 8h à 17h e aos sábados, das 8h às 12h