15 FEV 2024
SANTO ANASTÁCIO RECEBE PROGRAMA MULHERES DE PEITO A PARTIR DE QUINTA; 50 MAMOGRAFIAS POR DIA
Com o objetivo detectar precocemente o câncer de mama e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, em 2013 o Governo do Estado de São Paulo criou o Programa Mulheres de Peito.

A iniciativa estimula mulheres com idades a partir de 35 anos a realizarem exames preventivos de mamografia, de forma gratuita, a cada dois anos na rede pública e visa a detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Santo Anastácio, através de requerimento da Secretaria da Saúde, foi beneficiado com o atendimento móvel e receberá a carreta para os devidos fins, de 14/02 a 24/02. O início dos atendimentos acontece na próxima quinta-feira (15/02). Serão disponibilizados 25 exames no período da manhã e 25 no período da tarde, durante esses dias.

Conforme a enfermeira coordenadora das ESFs, Raquel Cralcev, mulheres de 35 a 49 anos, além dos documentos pessoais (cartão SUS e RG), também precisam de pedido médico, mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos, apenas os documentos (cartão SUS e RG), já as mulheres acima de 70 anos, também devem estar munidas de pedido médico, cartão SUS e RG.

“A carreta ficará durante todo o período de atendimento a Santo Anastácio no estacionamento do recinto de exposições Arary Baltuilhe. Nos dias mencionados, das 8h às 17h. Já no sábado, serão oferecidos 25 exames, das 8h às 12h. A demanda é espontânea, ou seja, não há necessidade de agendamento, será por ordem de chegada”, explica.