14 NOV 2023
SEPARE MATERIAL CORTANTE E EVITE ACIDENTE COM COLETORES DE LIXO DOMICILIAR
A Prefeitura de Santo Anastácio pede à população maior atenção na hora de se desfazer de materiais objetos cortantes e perfurantes, uma ação simples na hora de separar o lixo, já evita que um acidente aconteça com os coletores.

Para não expor os coletores de lixo a estes riscos, a equipe do Meio Ambiente orienta sobre qual a melhor forma de acondicionar esses materiais cortantes.

“Cacos de vidro, latas, espetos podem ser armazenados em garrafas PET, caixinhas de leite ou embrulhados com jornal ou papelão e, assim, descartados normalmente no lixo doméstico. Materiais de medicamentos, seringas, lâminas, devem ser levados ao posto de saúde mais próximo para que seja feita a coleta e o descarte apropriado, não oferecendo riscos ao usuário, trabalhador ou meio ambiente”.

Há casos em que coletores se ferem no momento em que pegam os sacos e os jogam no caminhão, além do risco de contaminação, eventualmente os funcionários da coleta acabam se afastando temporariamente do trabalho, causando a sobrecarga de serviços para o restante da equipe e prejudicando sobremaneira o serviço público prestado.

Os coletores de lixo domiciliar agradecem a população em geral, uma ação simples e consciente pode evitar graves acidentes.