01 SET 2023
ENDEMIAS DE SANTO ANASTÁCIO REALIZA ENCERRAMENTO DA SEMANA DE ENFRENTAMENTO DO ESCORPIONOSMO
Encerrando a Semana de Enfrentamento do Escorpionismo, nesta sexta-feira (01/09) durante todo o dia, a equipe de Endemias, da secretaria municipal da Saúde, se encontra na Praça Ataliba Leonel, para divulgar amplamente a toda população, através de demonstrações e materiais ilustrativos, o tema, com o intuito de mobilizar a sociedade para ações de prevenção de acidentes e conhecimentos em relação ao atendimento a picada do escorpião, e enfatizar a importância das medidas de prevenção em saúde para a proteção de nossos munícipes.

Acidente escorpiônico ou escorpionismo é o envenenamento provocado quando um escorpião injeta veneno através de ferrão. A maior incidência desses acidentes ocorre nos meses de aumento da temperatura e umidade.

No Brasil, a espécie de escorpião que causa mais acidentes, Tityus serrulatus, tem se expandido para um número maior de cidades, onde até então não era encontrada. Esta espécie possui facilidade para se reproduzir e colonizar novos ambientes.

Para evitar as picadas, é importante tomar alguns cuidados como: não acumular lixo e entulho; usar calçado e luvas de proteção durante atividades rurais ou de jardinagem; manter limpos terrenos baldios e espaços próximos às casas; combater a proliferação de baratas e cupins; e preservar predadores naturais (seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas).
01/09/2023