01 SET 2023
SANTO ANASTÁCIO TEVE ACOES INTENSIFICADAS NO 'AGOSTO LILÁS'
No decorrer do mês de agosto o CREAS do município de Santo Anastácio realizou algumas ações referentes ao Agosto Lilás, sendo este o mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher.

Nesse contexto, a Campanha Nacional agosto Lilás tem como objetivo divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher.

O Agosto Lilás foi criado em referência à Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 17 anos. Essa lei foi elaborada para proteger as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

No que se refere as ações da Campanha “Agosto Lilás” a equipe do CREAS participou de uma palestra com o tema “Dispositivos de Gênero, Atendimento Jurídico e a Politica Judiciária de Enfrentamento às Vítimas de Violência Doméstica” esta ação ocorreu na OAB de Santo Anastácio, objetivo da participação é a busca de conhecimento para qualificar o atendimento.

A equipe do CREAS foi convidada pela equipe do CRAS de Ribeirão dos Índios para levar a informação sobre o Agosto Lilás, as famílias inseridas no serviço do CRAS do município em questão.
No que tange o município de Santo Anastácio foi realizada uma roda de conversa com as mulheres em acompanhamento no CREAS e no CRAS para informar e fortalecer essas mulheres sobre a violência de gênero, para que as mesmas tenham acesso à informação sobre as formas de proteção quando ocorre a violência de gênero.

As ações do agosto Lilás, devem permanecer de forma continuada, por meio dos serviços e programas da rede socioassistenciais e demais políticas públicas visando identificar situações nos serviços de saúde, educação e outras políticas.

Lembrando que para denuncia Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, a central faz uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes.
01/09/2023
SANTO ANASTÁCIO TEVE ACOES INTENSIFICADAS NO 'AGOSTO LILÁS'