31 AGO 2023
CONSELHEIROS MUNICIPAIS ESTÃO EM CAMPANHA EM SANTO ANASTÁCIO
A campanha para conselheiros tutelares está em plena atividade em Santo Anastácio, desde a última semana.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Simara Andréia Costa Paiva, a escolha dos representantes vai ser feita através de urnas eletrônicas e ao mesmo tempo em todo o país. A eleição acontece em 1º de outubro, aqui em Santo Anastácio, na EMEF. Dr Tertuliano de Área Leão.

Com apoio da Prefeitura Municipal, o CMDA, elaborou critérios para o processo seletivo, e uma prova escrita foi elaborada aos candidatos. Após uma capacitação foi realizada com os finalistas do processo.

“São 9 candidatos devidamente aptos para assumirem a função de Conselheiro Tutelar, após a votação, 5 serão efetivados para assumirem o ofício, que é de extrema responsabilidade”.
Mesmo não sendo obrigatório, qualquer eleitor pode votar. Simara, ressalta a importância da ação dentro do município.

“A eleição dos conselheiros tutelares é realizada a cada quatro anos, e a participação da comunidade é essencial para que o processo eleitoral seja democrático e representativo. É através do voto consciente que os cidadãos têm a oportunidade de eleger candidatos comprometidos com a defesa dos direitos da infância e da adolescência”, enfatiza.

Ainda conforme a presidente do CMDCA, “muitas pessoas desconhecem que a sociedade tem um papel fundamental na escolha dos candidatos, acham que é concursado ou são cargos nomeados, e não são. (Os conselheiros tutelares) são pessoas que estão ali para garantir e zelar pelo direito da criança e do adolescente no nosso município”, afirma.

Os Conselheiros Tutelares eleitos, irão receber mensalmente o salário de Referencia N 23, da tabela remuneratória dos Servidores Públicos Municipais que equivale a R$ 2.336,45.

Durante a próxima semana, iremos divulgar uma entrevista com cada candidato, para que você possa analisar as propostas por eles apresentadas.

Abaixo, acompanhe os candidatos e seus respectivos números de campanha!