08 FEV 2017
SAÚDE
AUTORIDADES E REPRESENTANTES DE ONGs SE REÚNEM PARA TRATAR SOBRE A LEISHMANIOSE NO MUNICÍPIO

Na tarde da última segunda-feira, 06 de fevereiro, o Prefeito Roberto Volpe, juntamente com a presença de sete vereadores, se reuniram em seu gabinete com representantes de ONGs de proteção aos animais, para tratar sobre a prevenção da leishmaniose no município.

A Leishmaniose é uma zoonose que afeta os animais silvestres e domésticos, e pode ser transmitida ao homem por picada do mosquito popularmente conhecido por mosquito palha. A doença é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das seis mais importantes doenças infecciosas pelo seu alto coeficiente de detecção e capacidade de produzir deformidades.

Durante a reunião foram expostas diversas ideias para o combate do mosquito e também para que a doença não se espalhe.

De Acordo com o Secretário da Saúde, Norivaldo Antonio Bariani, já temos cinco casos confirmados em nosso município.

Conforme o prefeito, as equipes de trabalho do município vão se empenhar em todos os aspectos para o combate da doença e possíveis criadouros.

A equipe da Vigilância Sanitária pede para que os proprietários de imóveis limpem seus quintais diariamente, recolhendo folhas, frutos e fezes de animais, além de efetuarem a poda das árvores e plantas para que o sol chegue ao chão. Outra medida de prevenção é o cuidado com a saúde do seu cão, com a aplicação de vacinas e coleiras que contenham substâncias que repelem o mosquito transmissor.

Na reunião estiveram ainda presentes as representantes das ONGs, Apasa, Cúmplices de um Resgaute, a Diretora Administrativa (Veterinária) Danieli de Agostini Saraiva Mendes e os seguintes vereadores: Presidente da Câmara Municipal Jair da Pirâmide (PPS), Waldir Rodrigues, Roberta Volpe, (PMDB), José Felipe, Toninho da Ambulância (PSDB), Bruno Lozzi da Costa (PSOL) e Dida (PT).