13 FEV 2017
SOCIEDADE
PREFEITO ROBERTO VOLPE E VICE FRANKLIN PARTICIPAM DE REUNIÃO COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

No ultimo dia 9 de fevereiro, na cidade de Teodoro Sampaio, o prefeito de Santo Anastácio Roberto Volpe (PMDB) e o vice-prefeito Franklin (PSB), estiveram em reunião com o Secretário Estadual do Meio Ambiente Ricardo Salles, na oportunidade do encontro o prefeito informou sobre a atual situação do aterro sanitário do município e também pleiteou uma maquina Pá Carregadeira para os trabalhos do aterro sanitário para uma melhor organização do local. Na oportunidade do encontro também houve apresentação dos interlocutores do programa Município Verde Azul 2017, o Técnico Agrícola Emerson Henrique de Azevedo, e Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rodrigo Dugaich Carniato, que estarão afrente deste programa, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde-azul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo. A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de interlocutores, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. Tal Ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.