28 JUN 2017
X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SANTO ANASTÁCIO

:::X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM SANTO ANASTÁCIO::: Na manhã desta quarta-feira, 28 de junho, no salão do Clube anos Dourados, foi realizada a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de debater e avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Foi realizada uma palestra com a Srª. Valderês Maria Romera, Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Ela apontou que a gestão da assistência social, o controle social e os beneficiários da assistência social devem garantir o que foi assegurado com a introdução do SUAS.

Após a explanação da palestrante, o público foi divido em quatro grupos de trabalho, onde foram discutidos quatro eixos:

Grupo Verde – Eixo 1 – A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. Grupo Azul – Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Grupo Amarelo – Eixo 3 – Acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioassistenciais. Grupo Branco – Eixo 4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso, corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Ao final foi realizada a eleição de dois delegados para a XI Conferência Estadual de Assistência Social, sendo um representante governamental e um não governamental, cada eleito com seus respectivos suplentes, que irão participar da Conferência Estadual.

Estiveram presentes na conferência, beneficiários de programas sociais, sociedade civil organizada, trabalhadores do SUAS, representantes do governo municipal, representando o Prefeito Roberto Volpe (PMDB) o vice-prefeito Franklin Sanches (PSB), o presidente da Casa de Leis, Jair da Pirâmide (PPS) e o vereador Dida leite (PT).

A organização da Conferência agradece ao Fundo Social de Solidariedade pelo delicioso café da manhã oferecido aos presentes preparado pelo padeiro Pedro Messias e o espaço cedido pela equipe do Salão Anos Dourados.