08 JAN 2021
NOTA DE ESCLARECIMENTO E TRANSPARÊNCIAS DOS SALDOS E CONTAS MUNICIPAL REPASSADAS NA TRANSIÇÃO DO EXECUTIVO

No dia 31 de dezembro de 2020, o então Prefeito Roberto Volpe, no último dia de seu mandato, veio a público através de rede social, de acordo com suas próprias palavras, informar a população anastaciana sobre a situação econômica do município a qual ele passava para o seu sucessor, o atual Prefeito Duca Bonilha.

Logo no início do vídeo que durou um pouco mais de 6 minutos de gravação, Volpe apresentou um documento denominado “Boletim de Caixa”, assinado pelo então tesoureiro, contador e pelo próprio Prefeito na ocasião.

Neste documento, Roberto afirma que deixou no caixa da prefeitura, o valor de R$ 6.481.594,26 (seis milhões, quatrocentos e oitenta e um mil, quinhentos e noventa e quatro reais e vinte e seis centavos), explica ainda a população que deste montante existe o “Dinheiro do Tesouro”, chamado de “Recurso Solto” no valor de R$ 1.450.000,00 (um milhão, quatrocentos e cinquenta mil reais) o qual, o prefeito eleito tem o direito de gastar onde convir.

Acompanhe na íntegra o discurso de Roberto Volpe transcrito sobre a sua “Prestação de Contas à População”:

“Nós estamos deixando no caixa da Prefeitura, Seis Milhões, Quatrocentos e Oitenta e Um Mil Reais (está aqui). Dentre esse recurso todo existe o dinheiro que é do Tesouro, que é chamado Recurso Solto, onde o Prefeito pode gastar aonde ele achar que deve, o mais rápido que ele quiser. Esse dinheiro, ele é um total dentro desse orçamento; de Um Milhão e Quatrocentos e Cinquenta Mil. Portanto dia 4 né, o Prefeito Duca tem Um Milhão e Quatrocentos e Cinquenta Mil no caixa da Prefeitura para gastar da maneira que ele acha que deve gastar”.

No entanto, na última segunda-feira (4), o Prefeito Municipal Duca Bonilha recebeu o demonstrativo financeiro, onde evidenciava um saldo livre de movimentação no valor de R$ 1.450.724,85 (Um Milhão, Quatrocentos e Cinquenta Mil, Setecentos e Vinte e Quatro Reais e Oitenta e Cinco Centavos), foi então que solicitou a contabilidade os valores de conta á pagar vinculado a este saldo financeiro.

Para sua desagradável surpresa, descobriu que o saldo livre para movimentação era no exato valor de R$ 152.322,85 (Cento e Cinquenta e Dois Mil, Trezentos e Vinte e Dois Reais e Oitenta e Cinco Centavos).

Como se observa nas tabelas de contas a pagar, abaixo, na verdade o saldo financeiro estava comprometido para pagamento de despesas com INSS do mês 12/2020, consignados da folha de pagamento, rescisões de contrato de trabalho, vale alimentação, contas diversas (energia elétrica, água e outras tarifas) e PASEP do mês de Dezembro.

De igual forma, foi descontado os valores vinculados de FUNDEB e Conta para investimentos, uma vez que esses valores tem sua destinação para despesas especificas na Educação e aquisição de Ativos Patrimoniais, portanto, descartado o valor mencionado por Volpe, que estaria disponível para livre movimentação financeira do executivo.

Desta forma, o Prefeito Duca Bonilha vem a público enfatizar que o saldo financeiro disponível em conta de livre movimentação é de R$ 152.322,85 (cento e cinquenta e dois mil, trezentos e vinte e dois reais e oitenta e cinco centavos, conforme disposto em tabelas abaixo:

Essas as informações julgadas necessárias, visando divulgar a real situação financeira encontrada pela atual administração.

Fonte Assessoria de Imprensa