11 FEV 2021
PREFEITO DUCA BONILHA CONSEGUE PARA SANTO ANASTÁCIO DOIS APARELHOS DE TESTE RÁPIDO PARA COVID-19

Na manhã de ontem (10), o Prefeito Duca Bonilha, entregou à Secretária de Saúde Selma Zambelli, dois aparelhos HILAB que disponibiliza o resultado do teste da Covid-19 em 15 minutos.

Os aparelhos foram trazidos diretamente do Instituto Butantan na capital paulista, onde o Prefeito Duca acompanhado pelo Chefe de Gabinete Adner Scaraboto Gonçalves e o Secretário de Assuntos Jurídicos Caio Buarraj, foram pessoalmente buscar.

Segundo informações do Chefe de Gabinete, que intermediou todos os trâmites de negociação junto ao Senhor Durval de Moraes Junior, responsável pelo setor de Processos e Projetos do Instituto Butantan, esses aparelhos de teste rápido recebidos por meio de solicitação, trarão muitos benefícios e agilidade para a população anastaciana.

“Na verdade, quando eu soube da possibilidade de conseguir um aparelho como este para nossa cidade, conversei imediatamente com o Prefeito e com a Secretária de Saúde para agilizarmos esse processo de requerimento, em menos de um dia já estava com toda a papelada burocrática em mão para solicitar o pedido junto ao Instituto. O processo de análise por parte do Butantan, também foi bem rápido e Santo Anastácio foi contemplada com 2 aparelhos”, explica.

De acordo com a Secretária de Saúde, os aparelhos agora irão passar por uma calibração e os profissionais da área que irão manuseá-los, também passarão por um processo de capacitação para operá-los.

“Em breve esses aparelhos estarão aptos para nos auxiliar nos testes de covid mediante orientações e avaliações médicas. Esta é mais uma conquista para o nosso município, agradeço o empenho do Prefeito e do Adner na agilidade desta aquisição tão importante diante ao momento que estamos vivendo”, declara.

SOBRE O TESTE REALIZADO NO APARELHO HILAB

A finalidade do teste rápido de COVID-19 IgG / IgM é um imunoensaio cromatográfico rápido para detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM em sangue total, soro ou plasma, sendo recomendado para indivíduos com suspeita de infecção pelo COVID-19.

O referido teste foi comparado à metodologia PCR-tempo real sendo observada uma alta sensibilidade e especificidade.

Anticorpos IgG

Especificidade: 98%

Sensibilidade: 100%

Anticorpos IgM

Especificidade: 96%

Sensibilidade: 85%

Desta forma trata-se de uma nova tecnologia para leitura dos exames, com uma melhor exatidão nos resultados.