25 AGO 2021
SANTO ANASTÁCIO VACINA ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES EM SANTO ANASTÁCIO

A Prefeitura de Santo Anastácio, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia amanhã (26) na Unidade de Saúde Básica (UBS) Doutor Orlando Bertoli (Postão), a vacinação para Covid-19, que contempla adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI), bem como os que possuem síndrome de Down, conforme programação do Governo de São Paulo.

Para tomar a primeira dose da vacina, é necessário apresentar documentos oficiais com foto, comprovante de residência, além de comprovante médico que declare comorbidade (receita ou atestado). É imprescindível que o adolescente esteja acompanhado dos pais e/ou responsáveis.

Na próxima semana, se tudo sair como o esperado, inicia-se no município a segunda etapa, e os jovens começarão a receber a vacina por faixa etária.

Confira a lista de comorbidades contempladas no Plano Nacional de Imunização (PNI):

Serão vacinados os adolescentes transplantados de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão); doentes hematológicos (Anemia falciforme, pacientes em esquema de transfusão, uso de corticoide, trombofilias, pacientes esplenectomizados, anemia aplástica, anemia hemolítica autoimune, esferocitose, talassemia, doença de Gaucher, trombocitopenia imune primária em corticoterapia); Oncológicos em quimioterapia, radioterapia e clínicos; cardiopatas (revascularizados em uso de marcapasso); pacientes submetidos a cirurgias cardíaca; autoImunes (incluindo Lúpus eritematoso sistêmico, artrites); com obesidade mórbida com IMC ≥ 40km/m²; hipertensos e diabéticos , além dos que possuem doenças sistêmicas raras; respiratórias crônicas (Doença pulmonar obstrutiva crônica, asmáticos com controle, bronquiectasias, enfisemáticos); neurológicas/genéticas (Paralisia cerebral, Esclerose múltipla, AVE); renais crônicos em hemodiálise; Pessoas vivendo com HIV e com Transtornos do neurodesenvolvimento.