15 MAR 2022
PADARIA MUNICIPAL E COZINHA PILOTO DESEMPENHAM PAPÉIS FUNDAMENTAIS NO MUNICÍPIO E SÃO RECONHECIDAS COM NOVAS AQUISIÇÕES PARA O SETOR

O Centro Municipal de Alimentação Escolar, popularmente chamado de Cozinha Piloto, fornece diariamente 3124 refeições balanceadas, serviço que atende os alunos dos da Rede Municipal de Ensino de Santo Anastácio.

O trabalho na Cozinha Piloto começa todos os dias às 22 h00 do dia subsequente e vai até às 4h00 com os serviços prestados pelo padeiro, Manoel Garbo, o auxiliar de padeiro, Sidnei Aguiar e o auxiliar de serviços gerais, Donizete Garbo, na confecção dos pães para as escolas e alguns setores da prefeitura municipal. Às 6h00 em ponto, o motorista, Paulo Henrique dos Santos, realiza o transporte dos pães e leite para as unidades escolares.

Às 6h00 também, chegam as merendeiras, Marlene S. Pereira, Elza de Almeida, Cláudia Rita Silva, Sueli dos Santos Lima, Marli Ap. dos Santos Pereira, Maria Sônia Leli Costa e as auxiliares de serviços gerais, Ana Cláudia Barbosa, Vanilda H de Melo, Clenilde Ap. Santos, Anderlita de Souza Lima, Tatiane Rodrigues e Eliana Maria Espíndola , para iniciarem o processo de preparação das merendas com as lavagens das frutas e legumes, fração dos alimentos que serão preparados, etc.

Já às 7h00 com a chegada das nutricionistas, Letícia R. Ricardo (Responsável Técnica), Ângela Rubia M. Tesini (Quadro Técnico) e da chefe de merenda, Rita de Cássia Silva dos Santos, os cardápios são revisados e estipulados cumprindo alto padrão de controle alimentar para servir as crianças em suas refeições diárias nas escolas. Neste mesmo horário chega para auxiliar na condução do dia a dia agitado do setor, a estagiária de nutrição, Isabelly Gimenes de Carvalho.

Após todo esse processo é a vez do motorista da Van da alimentação escolar, Paulo Henrique dos Santos, desta vez acompanhado pelo guarda mirim, Vinícius Lopes de Souza, levar os alimentos para as escolas.

Segundo a nutricionista responsável pela Cozinha Piloto Letícia Ricardo, a maior preocupação da alimentação escolar é o valor nutricional.

“Visamos a saúde dos estudantes”, destaca. “Nós pedimos sempre que a unidade escolar nos envie um atestado médico que comprove o quadro clínico, caso algum aluno apresente patologia alimentar. Hoje no município, temos vários casos de crianças intolerantes à lactose, nestas situações oferecemos o leite Zero Lactose e passamos as devidas orientações na hora de alimentá-los. Nos casos de alunos com alergias a algum alimento, realizamos o mesmo procedimento de orientação a fim de que não haja nenhum tipo de intercorrência alimentar”.

INVESTIMENTO NO SETOR

Para melhorar as condições de trabalho dos funcionários do setor, a Prefeitura Municipal, através da secretaria de Educação adquiriu para a Cozinha Piloto, vários equipamentos e utensílios essenciais para um bom funcionamento, tais como: Duas estantes de inox, cinco mesas de inox, seis marmitas térmicas de 20 litros, dez marmitas térmicas de 10 litros, seis divisorias para marmita térmica de 20 litros, um balcão refrigerador 4 portas, um notebook, um forno industrial pequeno e uma balança digital 30k.

Segundo a nutricionista, está para chegar ainda, um forno micro-ondas, 1 carrinho de supermercado, 3 exaustores de parede para a Padaria Municipal, 3 armários de crescimento de inox para os pães, 1 amassadeira espiral 25k para a Padaria Municipal, 1 geladeira comercial 4 portas de inox para a Cozinha Piloto.

“Fora todo este investimento em nosso setor, foi trocado boa parte dos utensílios de madeira por inox, seguindo assim as normas técnicas, pois a madeira não é permitida em cozinha industrial”, declara.

Para o prefeito Duca Bonilha, toda essa mudança se faz necessária para um local de trabalho digno para os servidores, assim como para uma alimentação adequada e de qualidade para as crianças.

15/03/2022

INVESTIMENTO NO SETOR