28 JUN 2022
DIA 2 DE JULHO É COMEMORADO O DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO

No dia 02 de julho foi instituído o “Dia do Bombeiro Brasileiro”, criado pelo decreto Federal Nº 35.309, 02 de abril de 1954. A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório da Corte, inaugurado em 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro e, desde então, essa data é utilizada para homenagear todos os heróis brasileiros que se arriscam para proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente.

Em comemoração a este dia o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo realizará ações educativas, por meio de montagem de estande para “demonstração de materiais e viaturas”, utilizadas em ocorrências de “Incêndios em Vegetação e outros” em locais de grande aglomeração de pessoal, bem como entrevistas em meios de comunicação, simulados, palestras, distribuição de material educativo, e outras atividades que tem como objetivo educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento, e conscientizar a população sobre os riscos dos incêndios em coberturas vegetais, fogo em lixo, dentre outras causas, e como agravante, alertar para as doenças respiratórias que são potencializadas nesse período de estiagem.

Com isso o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, busca conscientizar a sociedade a fim de identificar os riscos existentes com a realização de queimadas, e o consequente agravamento das enfermidades causadas por inalação de fumaça.

Fonte: Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.