14 JUL 2022
APÓS ANOS, ASSOCIAÇÃO DE RECICLÁVEIS ENCONTRA-SE INSTALADA EM LOCAL ADEQUADO E DIGNO DE TRABALHO

O projeto da unidade de Coleta Seletiva deixa de ser um sonho para as famílias da Associação da Coleta Seletiva de Santo Anastácio (ACASA) e da comunidade anastaciana e torna se realidade.

Durante toda essa semana, as últimas adaptações estão sendo providenciadas e logo mais acontece sua inauguração.

Os coletores já deixaram o antigo barracão de reciclado e estão na nova instalação que está localizada no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do município (antigo lixão).

Conforme informações da presidente da associação, Ivone Gonçalves da Silva, essa mudança não será somente de local, mas também uma mudança de vida para os 22 coletores que trabalham na ACASA.

“Desde 2017, quando foi iniciada essa obra depositamos todas as nossas expectativas, mas infelizmente por anos ficou esquecida, graças ao empenho desta administração, hoje temos um ambiente digno para exercemos nosso trabalho”, declara.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Cléber Bonilha, o investimento desta obra passou de um milhão de reais, a verba além de recursos municipais teve contra participação de 20% de um acordo de indenização de multas do MPS/MPE e Sesp.

“Essa construção foi minuciosamente pensada e temos certeza que Santo Anastácio será referência no quesito reciclável, uma vez que as vantagens desta ação são inúmeras, podemos destacar a importância de algumas: Redução do consumo de matérias primas virgens (muitas delas não são renováveis e o custo de exploração pode ser altíssimo); Diminuição gradual da poluição do solo, água e ar; Melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida da população; Aumento da vida útil de aterros sanitários (com o objetivo final de inutilizarmos esses espaços no longo prazo); Melhoria da produção de compostos orgânicos; Geração de empregos para a população e de receita para pequenas e micro empresas; Geração de receita com a comercialização dos materiais recicláveis; Estímulo à concorrência, uma vez que os produtos gerados a partir dos materiais reciclados são comercializados paralelamente aos produzidos a partir de matérias-primas virgens; Contribuição para a valorização da limpeza pública e para geração de uma consciência ecológica na população, entre tantas outras”, explica.

stá em execução durante essa semana:

• Montagem dos equipamentos de triagem, separação, classificação, empacotamento e venda (esteira).

• Montagem das prensas

• Instalação elétrica

• Pintura com delimitações de segurança

• Instalação de placas de segurança

• Treinamento aos funcionários para manusear os equipamentos

A administração Duca e Adauto realizando sonhos e contribuindo com o meio ambiente e qualidade de vida dos munícipes. Parabéns aos envolvidos: engenheiros, técnicos e funcionários envolvidos no Projeto.

14/07/2022

stá em execução durante essa semana:

• Montagem das prensas

• Instalação elétrica