16 AGO 2022
CENTRO ESPECIALIZADO EM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA É INAUGURADO NA APAE DE SANTO ANASTÁCIO

Na última sexta-feira (12) foi inaugurado oficialmente na APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Santo Anastácio), o CETEA (Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista), idealizado através de uma parceria firmada entre o prefeito Duca Bonilha e a APAE, que após várias reuniões com pais e familiares de pessoas diagnosticadas com espectro de autismo, conseguiu implantar no município esses atendimentos especializados que antes eram realizados em clínicas particulares e na Lúmen na cidade de Presidente Prudente.

O espaço de atendimento multidisciplinar, já está funcionando no município desde 10 de maio deste ano, e hoje conta com mais de oito especialidades de atendimento sendo elas: Assistente Social, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Psicomotricista, Psicopedagoga, Nutricionista, Equoterapia e equipe técnica de Enfermagem.

Para essa idealização, o prefeito fez um novo termo de colaboração no valor R$ 312.000,00, que será repassado para a APAE em 12 vezes de R$ 26.000,00, o qual foi aprovado através de um Projeto de Lei que teve adesão dos 11 vereadores que compõem a Câmara Municipal.

O CETEA tem capacidade de atendimento de 20 pessoas e não se limita em atender apenas alunos da Instituição. Pacientes do município e região estão sendo atendidos na nova ala de especialidades do Centro.

Na cerimônia de inauguração, várias autoridades políticas, alunos, familiares dos pacientes e funcionários da APAE e CETEA estiveram presentes; por motivos de saúde, o prefeito Duca Bonilha foi representado pelo vice prefeito, Adauto Muniz.

Para enaltecer ainda mais o momento tão especial, alguma apresentações dos alunos emocionaram os presentes.

Com a palavra de abertura, a diretora da APAE, Cláudia Cardoso, a secretária da Saúde, Selma Zambelli e a secretária da Assistência Social, Márcia Puríssimo, fizeram os devidos agradecimentos e pontuações sobre a nova ala inaugurada. O presidente da Câmara, Jair da Pirâmide, também fez o uso da palavra para agradecer o empenho do prefeito e gestores nesta importante aquisição para Santo Anastácio.

Os profissionais que compõem o corpo de atendimento do CETEA também foram apresentados.

O momento ímpar do cerimonial, foi o depoimento e as palavras de agradecimento ao prefeito da mãe de uma paciente de 9 aninhos do CETEA, Thaís Quintana. Ao lado da filha, que fazia os tratamentos em Prudente e agora tem a oportunidade de fazer no município, a mãe não economizou palavras ao gestor e sua equipe.

“Não tenho realmente palavras para externar minha gratidão a esta administração e principalmente ao homem que é o prefeito Duca Bonilha, o que sempre foram promessas, hoje temos o nosso sonho realizado. Era muito difícil em termos de tempo e condições financeiras, manter esses atendimentos, muitas vezes diários, em Presidente Prudente. Minha filha por exemplo, tinha somente acesso aos atendimentos de psicólogo, fonoaudiólogo e T.O, hoje aqui, ela tem acesso gratuitamente a esses atendimentos e ainda aos outros que não tínhamos condições de manter. Não esquecendo ainda que além de tudo isso que hoje nos é ofertado de forma acessível e gratuita, as mães das pessoas com o diagnóstico de transtorno do Espectro, também recebem atendimento da equipe multidisciplinar em grupos de terapias”, declarou.

Ao final, antes de ser servido um café da manhã, uma placa com o nome de todas as pessoas e empresas que colaboraram com a parte final de colocação de piso através da campanha realizada pela APAE “Projeto 100 famílias para o Piso”, foi descerrada por todos na recepção do CETEA.

16/08/2022