12 OUT 2022
PRODUTORES RURAIS DE SANTO ANASTÁCIO PARTICIPAM DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO FEIRA DO PRODUTOR RURAL

No próximo dia 19 de outubro, Santo Anastácio passará a contar com a Feira do Produtor Rural. A partir dessa data, a ação será realizada toda quarta-feira, das 17h às 21h, na praça Ataliba Leonel. Nela, o consumidor encontrará, em seis estandes com itens frescos disponibilizados por produtores locais que comercializam diversos alimentos diretamente do campo para a mesa do consumidor.

A ação é resultado do programa de mesmo nome promovido por meio de uma parceria entre o Sindicato Rural de Santo Anastácio, a Faesp (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura. O objetivo é preparar o pequeno produtor para comercializar a sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural.

Os produtores rurais do município que participaram do treinamento, passaram por dez meses de capacitação, com carga horária 272 horas/aulas, com aulas a cada 15 dias, duas vezes por semana, com 70% de atividades práticas. O grupo aprendeu normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como planejamento da produção, as boas práticas de fabricação e na manipulação de alimentos, exposição de produtos, construção dos estandes de bambu, técnicas de comercialização e gestão do negócio.

A inauguração deste projeto aconteceu neste 11 de outubro, as 20h00, véspera de feriado na Praça Ataliba Leonel e contou com muitas atrações e centenas de pessoas que prestigiaram o evento.

No palco, o Prefeito Duca Bonilha, o presidente do Sindicato Rural Marcos Almeida, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cléber Bonilha e o diretor do Meio Ambiente, Euclides Soares de Freitas, agradeceram a presença de todos e incentivaram o cultivo dos produtores locais.

Ainda no palco de eventos sob o comando do apresentador, Luciano Teixeira, a população foi agraciada com os Shows previamente selecionados pelo Departamento de Cultura: Orquestra anastaciana de Viola Caipira; Grupo Arizona Dancing com muita dança country e catira e para encerrar, muito modão com a dupla sertaneja, JS & Ginivaldo.

E não foram somente os adultos que tiveram diversão garantida, as crianças também tiveram diversas atrações gratuitas na data que antecede o Dia Das Crianças: Trenzinho Furakão, Pipoca, Algodão Doce, Pintura Facial e Esculturas em Balões.

No fim da noite, parte da administração presente, junto ao prefeito Duca, deram uma volta de trenzinho pela cidade para comemorar o sucesso de mais esse evento.

Fotos: Marina Rodrigues

12/10/2022