19 OUT 2022
ESCRITOR JOSÉ ROBERTO CORTEZ COVER SERÁ HOMENAGEADO NA V COLETÂNEA LITERÁRIA DE SANTO ANASTÁCIO

O prefeito de Santo Anastácio Duca Bonilha de Santo Anastácio, recebeu na manhã de dia 19 de outubro, no Paço municipal a Sra. Maria Elena de Proença Cortez, viúva do poeta anastaciano, José Roberto Cortez Cover acompanhada pelo filho Ângelo Rafael de Proença Cover.

O momento foi para formalizar a autorização do uso (in memoriam) da imagem e texto (autoral) “O CORETO DEIXOU SAUDADE” e breve biografia encaminhados pela família, através da solicitação do Departamento de Cultura, para fazer parte da V COLETÂNEA LITERÁRIA DE SANTO ANASTÁCIO- “Rubem Alves Catulé de Almeida” realizada pela Prefeitura de Santo Anastácio e o Departamento Municipal de Cultura.

No gabinete, estavam presentes o Secretário de Vias Urbanas, Sergio Bonfim e a assessora cultural Ester Alves que conduziu o momento e relatou:

“Em 2019, a sugestão de homenagear um escritor em cada edição da COLISA foi do escritor, guardião e colaborador cultural Srº José Carlos Ramires em solicitação informal. Com base no Plano Municipal de Cultura – LEI 2.347/2013 foi formalizado no regulamento de inscrição da III COLISA em 2020 o que com base no Plano Municipal de Cultura – LEI 2.347/2013 formalizou no regulamento de inscrição da III COLISA em 2020 o que segue:

“Homenagear (in memorian) a partir da III edição e em todas as outras um escritor anastaciano, pesquisado e indicado pelo Departamento Municipal de Cultura e aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura.

Biografia

José Roberto Cortez Cover, nascido em 29 de novembro de 1946, no bairro rural da Represa, em Santo Anastácio, viveu grande parte de sua vida em contato com a natureza, mais tarde, seus pais: Sr. Raphael Cortez e Sra. Ana Cover, transferiram residência para o centro urbano nesta mesma cidade, onde iniciou sua atividade escolar, conseguindo apenas concluir o curso primário. Por motivos econômicos, familiares e até pessoais não chegou a cursar o ensino médio e superior, mas, sempre teve um sonho e um objetivo: “ser poeta”, eterno apaixonado pelo seu time de coração Santos FC. Foi o Papai Noel do comercio da cidade por quase 10 anos, só não continuou por que as pernas não ajudavam mais (era como ele dizia). Más a cabeça era de um jovem.

Casou aos 25 anos com o grande amor de sua vida: Maria Helena e com ela tiveram três filhos: Adriana, Vanislene e Ângelo.

Teve vários textos literários publicados no jornal semanário local, O Oeste Paulista, vindo a despertar o interesse de alguns leitores, pela simplicidade e beleza dos poemas lavrados. Surgiu-lhe depois, a chance de se introduzir juntamente com outros poetas, num livro lançado pelo COMEESC – Comissão Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Santo Anastácio cujo título é: NOSSA GENTE E SEUS ESCRITOS! Nessa obra, figuram cinco poemas de sua autoria, em 1990 lançou seu mais sonhado livro com o título “O VIGILANTE POETA”, em 2018 participou I COLISA — Coletânea Literária de Santo Anastácio — com a poesia “Prantos da natureza” e 2019 participou da II COLISA com o texto poético “Lágrimas do sol “.José Roberto Cortez deixou um acervo de poesias, músicas e contos inéditos não publicados. Durante sua peregrinação, nesta vida, já exerceu várias atividades, até entrar para uma empresa de vigilantes, onde iniciou seu trabalho como “vigilante bancário” e trabalhando nessa profissão por 25 anos até sua aposentadoria, na Agência do extinto BANESPA (hoje Santander).

José Roberto (bigode, Papai Noel, Cortez) como era chamado pelos amigos faleceu aos 75 anos, foi um grande cidadão, honesto e honrado, deixou lembranças queridas, memórias especiais era uma pessoa doce um exemplo e foi para os que desfrutaram da convivência com o mesmo uma honra a oportunidade de viver ao seu lado.

Não importa qual o nosso tempo de vida. Se fizermos o bem acabamos por nos tornar eternos. Marcamos quem está à nossa volta e deixamos o mundo mais rico com nossa presença. Pai a saudade que sinto de ti nunca irá se extinguir.

Na oportunidade também foi apresentado aos presentes a capa da V COLISA, com a imagem do Relógio Solar (localizado no jardim Paço e também cartão postal de nossa Santo Anastácio.

A V COLISA será lançada com a participação de 27 escritores anastacianos no dia 3 de dezembro de 2022.

Foto da capa: Alessandro Nepomuceno

Arte da capa: Pedro Opka