16 ABR 2024
AÇÕES FACILITAM O ATENDIMENTO AOS AUTISTAS E PORTADORES DE FIBROMIALGIA NOS SEVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS:
____SECRETARIA DA SAÚDE EMITE CARTEIRINHA DO AUTISTA E PORTADORES DE FIBROMIALGIA

Deste 2018, a Prefeitura de Santo Anastácio através da Secretaria Municipal de Saúde promove a emissão da Carteirinha do Autista e dos Portadores de Fibromialgia.
O documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social por conta de leis municipais que constam nas carteirinhas.

Quem tiver interesse, deve procurar pelo servidor público, Alessandro Lomabrdi, na UBS II DR. Orlando Bertolli, munido com uma foto 3x4, declaração médica, documento de identidade, e comprovante de endereço. Não há custo algum.

____CORDÃO GIRASSOL ESTÁ DISPONÍVEL NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Desde o início de 2022, estão disponíveis na UBS II Dr. Orlando Bertolli (Postão), no Setor de Vigilância Sanitária, com Servidor Alessandro Lombardi, de forma gratuita, os chamados “Cordões de Girassol” a pessoas com deficiência não visível, aquela que possui impedimento de longo prazo, de natureza mental, intelectual ou sensorial, que possa impossibilitar sua participação plena e efetiva na sociedade quando em igualdade de condições com as demais pessoas. O acessório, previsto pela Lei Municipal nº 2.884/2021, regulamentada pelo Decreto nº 02/2.022, é um instrumento para identificar pessoas com deficiências ocultas, como o Transtorno Espectro Autismo (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), por exemplo, garantindo também a elas atendimento prioritário em estabelecimentos da cidade. A iniciativa do Projeto, foi do vereador Marcos Dione.

“Essa iniciativa oferece atenção especial a esse público, e nós estamos sempre à disposição para ampliarmos cada vez mais o enfoque nesse tema tão importante”, destaca a secretário da Saúde, Selma Zambelli.

Segundo a secretária, “É muito importante que as pessoas com deficiência não visível na cidade procurem o Postão, para receber o acessório de identificação e, assim, garantir atendimento prioritário nos estabelecimentos”.

Para retirar o “Cordão de Girassol”, o munícipe deve apresentar documento de identificação com foto e relatório médico, com Classificação Internacional de Doenças (CID), comprovando o diagnóstico da deficiência não visível.

____SECRETARIA DA SAÚDE IDENTIFICA COM ADESIVOS INFORMATIVOS SOBRE ATENDIMENTOS PREFERENCIAIS A PESSOAS COM FIBROMIALGIA E ‘DOENÇAS DENOMINADAS INVISÍVEIS’ LOCAIS ONDE HÁ FILAS

Com o intuito de divulgar para a população seus direitos previstos em Leis Municipais vigentes, a Secretaria Municipal de Saúde está afixando adesivos informativos sobre preferência no atendimento em locais onde existam filas, para pessoas acometidas por deficiência não visível.

Pequenas ações que fortalecem a propagação dos direitos das pessoas acometidas por esta lista de doenças invisíveis.

Na lista, de doenças invisíveis, estão condições como transtorno do espectro autista (TEA), câncer, asma, transtorno de ansiedade, anosmia (perda do olfato), transtorno bipolar, epilepsia, fibrose cística, fibromialgia e esclerose múltipla.