12 ABR 2024
SAÚDE MUNICIPAL REALIZA PALESTRA COM O TEMA ‘GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA’ PARA OS APRENDIZES DA GUARDA MIRIM
Na tarde desta quinta-feira (11), nas dependências da Guarda Mirim de Santo Anastácio, a enfermeira Daniele do EDF Multi Mistura, sob orientação da secretaria da Saúde municipal, realizou uma palestra para os jovens aprendizes do Projeto de Aprendizagem Profissional, com o tema “Gravidez na Adolescência”.

No Brasil, um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente. A cada hora nascem 48 bebês, filhos de mães adolescentes. Um dado preocupante é o número de bebês com mães de até 14 anos que contabilizou 19.330 nascimentos no ano de 2023, o que significa que a cada 30 minutos, uma menina de 10 a 14 anos torna-se mãe!

A gestação não planejada na adolescência pode resultar da falta de conhecimento da adolescente sobre sua saúde, sobre as consequências na sua vida, bem como ao acesso limitado aos métodos contraceptivos eficazes. Das gravidezes que ocorrem na adolescência, 66% são não intencionais, o que significa que a cada 10 adolescentes que engravidam, 7 referem ter sido “sem querer”.

Conforme a secretária da Saúde, Selma Zambelli, motivo este da necessidade de se trabalhar com esses adolescentes um tema de tamanha relevância.

“É de extrema importância realizar a prevenção da gravidez na adolescência, já que a gestação precoce pode impactar a vida de jovens de diversas maneiras. Os principais impactos estão relacionados à interrupção da educação, desafios emocionais e financeiros e riscos para a saúde da mãe e do bebê”, declara.