01 ABR 2024
SANTO ANASTÁCIO REALIZA MANHÃ DE ATIVIDADES E INTERAÇÃO EM AÇÃO AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Com o objetivo de esclarecer a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e diminuir o preconceito em relação ao tema, a Prefeitura de Santo Anastácio, por meio da secretaria municipal da Saúde, irá promover durante a manhã desta terça-feira (02/04), uma Ação em prol o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, comemorado na presente data.

A APAE, assim como todas as escolas do município, foram convidadas para participar de uma curta caminhada que sairá de frente a Prefeitura às 8h00 até a Praça Ataliba Leonel, com alguma peça de roupa azul e bexigas com a cor que remete o autismo, onde serão recepcionados pelo grupo de dança da Prefeitura com o professor Edson Gandolfi, através de músicas, dança e descontração. Dinâmicas também foram preparadas para animar a garotada, com muita pipoca e algodão doce para todos os presentes.

O TEA é caracterizado por um conjunto de manifestações que começam na infância, durante o período do neurodesenvolvimento, representadas por comprometimentos na comunicação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento e interesses.

Conforme a mamãe de uma criança autista, que luta muito pela causa, Thaís Quintana, para a família é uma luta diária, mas graças a atual administração, o CETEA (Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista) tem oferecido grande suporte para todas as demandas que o autismo trás, sem que para isso precise ir para cidades da região para os devidos fins.

“Essas Ações são muito importantes para a devida conscientização, precisamos de menos julgamentos, almejamos uma sociedade que estenda mais os braços para abraçar e menos dedos para julgar. Para nós pais é muito doído ver que ainda exista tanto preconceito com esses seres humanos, que são como qualquer outro, só que com suas limitações e crises”, desabafa.

Para a secretária da Saúde, Selma Zambelli, o dia do Autismo será instituídos todos os anos em Santo Anastácio, a fim de cada dia mais, as pessoas possam abraçar a causa e principalmente aprendam a respeitar os limites e individualidades destas crianças e adolescentes com o TEA.

“Pedimos para confeccionar alguns Banners e faixas com o tema para ilustramos a cidade e ter um material fixo para usarmos nos próximos anos, uma causa tão justa não pode passar despercebida”, declara.