30 JAN 2024
AÇÕES CONJUNTAS SÃO REALIZADAS NO COMBATE A DENGUE EM SANTO ANASTÁCIO
Várias ações estão sendo realizadas pelos agentes de endemias para o controle da dengue no município.

O controle da doença exige um esforço de todos os profissionais de saúde, gestores e população, por isso além de cuidar do quintal e terrenos particulares, a população precisa receber em suas residências os funcionários da prefeitura, para as devidas orientações e retirada de entulhos inservíveis das casas visitadas.

Em paralelo as visitas, os agentes estão realizando o fumacê nos bueiros durante as manhãs e à noite, uma equipe está realizando em toda a cidade a dispersão do fumacê e larvicidas nos telhados das residências.

CUIDADOS

Além da dengue, o Aedes aegypti também é o mosquito transmissor de doenças como a Chikungunya e o Zika Vírus. Entre as medidas para controlar sua proliferação e evitar a contaminação, recomenda-se:

- Evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris d' água ou caixas d’água;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Remover galhos e folhas de calhas;
- Não deixar água acumulada sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana
- Fazer sempre a manutenção de piscinas.

Ainda, é importante ficar atento aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar também dor abdominal, vômitos persistentes, diarreia, desânimo e sangramento de mucosa. Diante de dois ou mais desses sintomas, o indivíduo deve procurar a unidade de saúde mais próxima.
30/01/2024
AÇÕES CONJUNTAS SÃO REALIZADAS NO COMBATE A DENGUE EM SANTO ANASTÁCIO