07 DEZ 2023
APÓS VEREADOR JAIR DA PIRÂMIDE MENTIR EM SUAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS EM SESSÃO ORDINÁRIA, PRESIDENTE DA ACASA ESCLARECE REAL SITUAÇÃO
Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (4), nos seus 10 minutos de pronunciamento, o nobre vereador Jair da Pirâmide, que faz questão de atacar de forma inescrupulosa e sem fundamentos palpáveis todos os feitos da atual administração municipal, mais uma vez usou de inverdades. Desta vez, o vereador, mencionou pagamentos atrasados da Associação da Coleta Seletiva de Santo Anastácio (ACASA) além de dias de “labutas e insistência para serem atendidos, como também negativas para deixá-los adentrar o Paço Municipal.

Para saber o motivo do boato, o presidente da Associação, que atualmente é composta por 18 associados, Elias dos Santos, foi convidado para ir até a prefeitura para uma conversa junto ao secretário do Meio Ambiente, Cléber Bonilha e a secretária de Assuntos Jurídicos, Michele Galhardo.

Elias, disse ter ficado surpreso com o comentário infundado do parlamentar e garantiu que nunca nenhum membro da Diretoria, o procurou ou foi procurado para tal reclamação de pagamento, que por sinal, garantiu ser muito correto e realizado em dia, mediante a entrega da nota.

“Nós nunca fomos realmente reconhecidos ou tivemos nosso serviço tão valorizado, o cumprimento na data do pagamento é somente um dos requisitos do que conquistamos nestes últimos anos, farei um breve resumo das nossas principais conquistas:

Hoje temos um local apropriado e de primeiro mundo para desenvolvermos nosso trabalho, com maquinários e infraestruturas de última geração.

A prefeitura paga para cada associado o valor mensal de R$ 1400,00, o maior repasse do Estado de São Paulo para as associações de reciclados, uma vez que o prefeito achou justo, um repasse acima do salário mínimo para nossa categoria. Deste valor, está incluso o INSS, que nos dá o direito a uma aposentadoria e todos os benefícios como férias, rescisão, atestados, etc.

Soma-se a este valor, o rateio da venda do material coletado que gira em torno de 15 a 20 mil reais mensal, o que nos garante um salário acima de R$ 2.200,00; antes o repasse era de R$ 22.000,00 mensais, em 2022 o repasse foi para mais de R$ 30.000,00 e hoje o valor é de R$ 32.600,00.

Fornecimento de caminhão, combustível, motorista, sacarias, uniformes, EPIS, produtos de higiene pessoal, limpeza, cestas básicas ofertadas pelo Fundo Social, 40 pães diários mais café, entre outas benfeitorias que estão até mesmo fora do contrato. Além do que nunca deixamos de ser atendidos ou fomos impedidos de adentrar o Paço Municipal, ou qualquer secretaria”, finaliza.

Conforme o secretário do Meio Ambiente, quando a atual administração assumiu o município no ano de 2021, a ACASA estava em instalações precárias, com trabalho 100% manual, como separação dos materiais e prensas, local sujo, com ratos e sem manutenção.

"Acredito que este é mais dos setores que estamos exercendo um trabalho de renome, inclusive somos parâmetros na região em lixo orgânico e reciclável, o meio ambiente merece esse cuidado e a inclusão social sempre foi nossa meta de gestão, por isso valorizamos e prezamos muito o trabalho deste pessoal, que faz a diferença em Santo Anastácio”, declara.

Nas fotos abaixo, a Associação de hoje e como era antes desta administração.
07/12/2023
APÓS VEREADOR JAIR DA PIRÂMIDE MENTIR EM SUAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS EM SESSÃO ORDINÁRIA.