06 DEZ 2023
COM O LIVRO “ENGENHEIRO FANTASMA” ANASTACIANO VENCE PRÊMIO JABUTI 2023
A 65ª edição do Prêmio Jabuti, a maior premiação literária do Brasil, premiou na noite desta 3ª feira (05), a obra “Engenheiro fantasma”, escrito pelo anastaciano Fabrício Corsaletti e publicado pela Companhia das Letras, como livro do ano de 2023. Foram 5 finalistas, divididos em 20 categorias. Na obra de poemas, autor se imagina na pele de Bob Dylan em viagem à Argentina.

A cerimônia foi realizada no Theatro Municipal de São Paulo. O autor recebeu R$ 70.000 e uma viagem à Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento literário do mundo para negócios na indústria.

O Prêmio Jabuti é organizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e é dividido em 4 eixos: Literatura, Não-Ficção, Produção Editorial e Inovação.

A celebração literária é realizada desde 1958 e tornou-se a maior premiação nacional do livro, sendo referência no setor cultural brasileiro. Além de reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências produzidas no país, valoriza todas as cadeias de produção de um livro.

Fabrício Corsaletti tem 45 anos e é filho do casal, Sônia Crepaldi Corsaletti e Paulo C L Corsaletti. Junto ao seu pai, em 10 de julho de 2002, compuseram o Hino de Santo Anastácio; se mudou para São Paulo aos 18 anos em 1986, onde reside até os dias atuais.

O escritor tem mais de 20 livros publicados, entre eles Esquimó, de poesia (Companhia das Letras, 2010, vencedor do prêmio Bravo! de Literatura) e os infantis Zoo zoado (2014), Poemas com macarrão (2018) e Pão na chapa (2022), todos publicados pela Companhia das Letrinhas.
Fonte: No Fato