20 OUT 2023
PRIMEIRA AULA PRÁTICA DO CURSO DE CUIDADOR DE IDOSOS DO SENAC OFERECIDO PELA PREFEITURA ACONTECEU NO ABRIGO DE IDOSOS
Na noite desta quarta-feira (18), a presidente do Fundo Social, Arari Íris Marinelli Bonilha e o diretor, Edson Gandolfi, acompanharam a primeira aula prática das alunas do curso de Cuidador de Idosos, ministrado pelo SENAC e oferecido pela prefeitura.

A diretora da entidade, Tilde, recebeu a professora, Juliana Quirino e as alunas e apresentou todas as alas do Abrigo alguns dos 40 idosos assistidos, que estavam tomando o último lanchinho da noite no refeitório (a maioria já estavam dormindo em seus aposentos).

O diretor do Fundo Social, fez o uso da palavra e elogiou o comprometimento da equipe, também falou sobre a importância de trabalhar respaldada com um certificado do renomado SENAC.

A aluna, Anita Fernanda Costa, que trabalha na secretaria de uma escola do município e está fazendo o curso, disse não ter palavras para agradecer o prefeito por oferecer esse curso gratuitamente para população.

“Eu já fui merendeira, trabalhei em laboratório e para mim, conhecimento nunca é demais. Também já tenho meus pais idosos e com esse curso sei que estarei mais apta para cuidar deles, caso haja necessidade. Trabalhar como cuidadora, também faz parte dos meus planos futuros, pois tenho enorme carinho e admiração por tudo o que essas pessoas já enfrentaram e viveram para chegarem nesta idade, hoje avançada”, declara.

Já a aluna, Maria de Lourdes Lopes Mathias, enfatizou que nunca faltou em nenhuma aula e pretende não faltar até a conclusão do curso.

“Graças a Deus, minha mãe é muito saudável e ativa no auge dos seus 79 anos, mas temos que estar preparados caso um dia eles possam vir a precisar de nossos cuidados. Eu não posso deixar de agradecer a atitude do nosso prefeito em pensar nesta população idosa que necessita de cuidados e oferecer um curso inteiramente gratuito para especializar os cuidadores, com certeza está abrindo muitas portas para o ingresso no mercado de trabalho”.

Como aprendizes, também sempre existem aquelas que já trabalham como cuidadoras por amor, mas nunca tiveram um certificado e um respaldo técnico para exercer a profissão, é o caso da aluna, Vera Lúcia de Souza, que há mais de 33 anos, exerce esse lindo ofício de cuidadora de idosos.

“Já cuidei de muitos idosos nesta vida e não existe nada que me faça mais feliz, eu amo com todo o meu coração crianças e idosos, mas os “idosinhos” são a minha paixão. Ainda não estou assimilando o fato de que, a partir de dezembro, além de toda minha experiência também terei um certificado do SENAC de cuidador, parece um sonho, mas o seu Duca, o tornou realidade, minha gratidão será eterna”.
20/10/2023