21 SET 2023
EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLAS
DIA DA ÁRVORE É COMEMORADO NA EMEF TERTULIANO DE AREA LEÃO COM PALESTRAS E PLANTIO DE ÁRVORES
Bom dia, comemoração ao dia da Árvore, palestra sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente e a importância das árvores para a preservação da vida no planeta Terra, palestrante Cabo Evandro Sanches Torquato da 3 Companhia de Polícia Ambiental.

"O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul."

Em alusão à data, hoje pela manhã, o Cabo Evandro Sanches Torquato da 3 Companhia de Polícia Ambiental, esteve na EMEF. Tertuliano de Area Leão para ministrar uma palestra para os alunos do primeiro ao quinto ano, sobre os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente e a importância das árvores para a preservação da vida no planeta Terra.

De acordo com diretora da escola, Paula Puríssimo, no período da manhã uma muda de árvore foi plantada pelos alunos sobre orientações e auxílio do policial e na parte da tarde, outra árvore será plantada pelos alunos do período.

"QUAL O OBJETIVO DO DIA DA ÁRVORE?

Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores."
21/09/2023